DIALOGISMO, POLIFONIA E CARNAVALIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ATRAVESSAM O “AUTO DA COMPADECIDA” DE ARIANO SUASSUNA
Résumé
Este trabalho está relacionado à vontade de entender, no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna (2005), como o riso é produzido a partir dos diálogos entre as várias vozes presentes no texto, tornando o riso um dos mecanismos de representação e compreensão de mundo. Para tanto, escolhemos a Teoria Bakhtiniana para dar sustentabilidade teórica a nossa leitura. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar a produção do riso em duas cenas do “Auto da Compadecida”, a partir dos conceitos de dialogismo, polifonia e carnavalização. A primeira cena analisada será o quiproquó entre o Padre e o Major Antônio Moraes, ocorrido por causa de uma armação de João Grilo, a segunda, será a cena do julgamento dos personagens mortos.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2013-02-20
Comment citer
Monteiro, M. E. R. (2013). DIALOGISMO, POLIFONIA E CARNAVALIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ATRAVESSAM O “AUTO DA COMPADECIDA” DE ARIANO SUASSUNA. PROLÍNGUA, 5(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/15306
Numéro
Rubrique
Artigos