A CIÊNCIA DA LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Auteurs

  • Rosângela Gabriel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Débora Ache Borsatti Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Alan Ricardo Costa
  • Kadine Saraiva de Carvalho Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Nicole Petry Rieger
  • Matheus da Costa Tatsch

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924

Mots-clés :

Ciência da Leitura, Implicações Educacionais

Résumé

RESUMO: A pesquisa em ciência cognitiva e neurociência tem feito um enorme progresso em direção à compreensão da leitura hábil, da aquisição de habilidades de leitura, das bases cerebrais da leitura, das causas do desenvolvimento de dificuldades na leitura e de como elas podem ser tratadas. Minha pergunta é: se a ciência é tão boa, por que tantas pessoas lêem tão mal? Eu me refiro principalmente nos EUA, que apresentam baixos resultados nas comparações internacionais de alfabetização, com cerca de 25 a 30% da população exibindo habilidades de leitura que estão abaixo da média. Considero três possíveis fatores que contribuem para este quadro, todos envolvendo questões relacionadas às relações entre a língua escrita e a língua falada: o fato de a língua inglesa ter uma ortografia alfabética opaca; a forma como a leitura é ensinada; e o impacto da variação linguística manifestada na diferença de desempenho entre negros e brancos. Concluo que é possível elevar os níveis de alfabetização aproveitando melhor o que aprendemos sobre leitura e linguagem, mas considerando também os obstáculos institucionais e questões  menos estudadas, para as quais mais evidências são extremamente necessárias.

 

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Publiée

2021-02-12

Comment citer

Rosângela Gabriel, Ache Borsatti, D., Costa, A. R., Kadine Saraiva de Carvalho, Petry Rieger, N., & da Costa Tatsch, M. (2021). A CIÊNCIA DA LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. PROLÍNGUA, 15(2), 03–34. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54924