ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS

Reenunciações etnográficas

Auteurs

  • Mario Morais Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Micaella Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69492

Mots-clés :

Interações dialógicas. Gêneros discursivos. Português como Língua Estrangeira.

Résumé

O ensino de língua portuguesa como língua estrangeira no ambiente acadêmico tem sido foco de políticas linguísticas de internacionalização da língua materna. Nesses espaços, a abordagem enunciativo-discursiva apresenta-se como uma alternativa de ensino de português para falantes estrangeiros. Esta pesquisa objetiva examinar de que modo o ensino de português como língua estrangeira mediado por gêneros discursivos pode ser produtivo sob a perspectiva etnográfica no contexto universitário. Inserido no campo de estudos da Linguística Aplicada, mobiliza aportes teóricos sobre dialogismo e gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo. Adota a abordagem metodológica da etnografia no tratamento dos dados e nas interações dialógicas na sala de aula. Os resultados evidenciam que o ensino de português mediado por gêneros discursivos contribuiu com o desenvolvimento da proficiência linguística dos estudantes, visto que eles se apropriaram dos gêneros discursivos trabalhados (autobiografia, entrevista, outros), aperfeiçoaram a leitura, a fala, a escrita, a compreensão do dito, construíram réplicas argumentativas, com efeito, têm alcançado seus propósitos sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Micaella Fernandes

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins.

Publiée

2024-09-06

Comment citer

Morais, M., & Fernandes, M. . (2024). ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS: Reenunciações etnográficas. PROLÍNGUA, 19(1), 33–48. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69492