Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Prosppectus é uma revista do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo divulgar artigos de pesquisa (teórico-empíricos) e ensaios teóricos inéditos, com metodologias qualitativas na área de Contabilidade, em diferentes contextos e de várias perspectivas teóricas,  escritos nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês e que contribuam para os debates acadêmicos contemporâneos.

Os artigos submetidos à Prosppectus devem estar de acordo com as seguintes linhas editoriais:

Contabilidade e Controle de Gestão: estudos dedicados à Contabilidade e controle gerencial, tais como: orçamento, medidas de avaliação de desempenho, tomadas de decisão, conduzidos sob metodologias qualitativas.

Inovação e Sistemas de Informações Contábeis e Gerenciais: publicará artigos que examinam a relação entre Inovação em Contabilidade, Sistemas e Tecnologias de Informação e Controle de Gestão. Os estudos podem tratar de desenvolvimento de práticas e de novas técnicas relacionadas aos problemas que enfrentam a integração entre tais temáticas.

Estudos Críticos e Interpretativos em Contabilidade: contemplam estudos que apresentam perspectivas alternativas, plurais e diversificadas que observem a contabilidade como fenômeno socialmente construídos. Podem abranger perspectivas sociológicas, organizacionais, históricas, e projeções utópicas, com ênfase em questões como cultura e poder, novas técnicas e rotinas, geradas a partir da aplicação de paradigmas críticos e interpretativos.

Interfaces entre Contabilidade, Diversidade e (Des)Igualdades sociais: esta linha congrega temas que pesquisem os impactos da contabilidade e seus efeitos na reprodução e/ou transformação das desigualdades e suas consequências, tais como: na interdependência de classe; gênero; étnico-racial; acessibilidade, inclusão de grupos (des)privilegiados, dentre outros.

Pesquisa e Ensino em Contabilidade: Temas relacionados à pesquisa e ao ensino em Contabilidade, tais como: educação profissional, processo de ensino aprendizagem, tecnologias da educação, perfis de estudantes e profissionais e epistemologia. 

Outros Temas Contábeis: discussões de temas em Ciências Contábeis, relevantes e/ou emergentes, não contemplados nas linhas editoriais já descritas, que visam a constante atualização do conhecimento contábil.

Políticas de Seção

Artigos de Pesquisa: nessa seção serão publicados artigos que comuniquem pesquisas originais concluídas.

Ensaios Teóricos: serão publicados textos inéditos de caráter opinativo, que indiquem as perspectivas dos autores sobre temas controversos.

Processo de Avaliação por Pares

Todas as submissões serão analisadas previamente pela Equipe Editorial, tendo como critérios a adequação, a qualidade e a originalidade dos textos. Caso atendam os critérios mínimos da revista, serão encaminhadas para pelo menos dois pareceristas ad hoc, indicados entre pesquisadores de reconhecida competência, especialistas nos conteúdos das propostas de submissão (pode ser designado mais um parecerista caso os editores considerem necessária uma terceira avaliação). O sigilo do nome dos autores, pareceristas e instituições será mantido durante todo o fluxo de avaliação.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Estutura Editorial

A estrutura editorial da Prosppectus é formada por: Conselho de Política Editorial, Corpo de Pesquisadores Sêniores, Editor Geral, Editores Adjuntos, Avaliadores ad hoc. e Assistente Técnico.

Conselho de Política Editorial: é um colegiado multi institucional, distribuídos uniformemente entre as linhas editoriais e geograficamente, onde o periódico pretende circular. Desempenha o papel de assessorar o periódico, os editores geral e adjuntos, no que concerne às questões de política editorial da revista, por meio de decisões coletivas (reunidos presencialmente ou não). 

Sem atribuições editoriais, estabelecem as diretrizes gerais de cada fascículo e se compõe do Editor e membros representantes da área do conhecimento, das instituições que asseguram a credibilidade científica do periódico e de representantes que conferem respaldo legal (ANPAD, 2010). 

A Prosppectus também prevê como atribuição deste Conselho a avaliação do periódico, com previsão de reunião anual, virtual, para avaliar e recomendar políticas editoriais, acompanhar indicadores e recomendar ações para melhor alcance de visibilidade e acompanhamento, bem como propor inovações. 

Cumpre a essa instância deliberativa a criação, discussão e aprovação do estatuto e regimento interno da Revista com finalidade maior de preservação da perenidade do periódico e de sua qualidade científica.

Editor Geral: coordena o processo editorial, sendo responsável por tudo que é veiculado em seu periódico, procurando zelar para a melhoria constante deste e promovendo a celeridade da divulgação científica. Também se responsabiliza pela publicação de orientações aos autores e sua constante atualização, bem como providencia a revisão de admissão (desk review), certificando-se de que o manuscrito cumpre requisitos básicos para ser acolhido no processo editorial (ANPAD, 2010).  

Cumpre ao Editor Geral implantar as Políticas Editoriais, elaborar, acompanhar e prestar esclarecimentos sobre as métricas de acompanhamento da evolução do periódico,  ao Conselho de Política Editorial, Conselho Consultivo e Editores Adjuntos.

Guardar a documentação e indicadores do periódico. Representar o periódico nos processos de solicitação de inclusão em base de dados e coleções. Zelar em conjunto com o Corpo Editorial Científico pelas boas práticas editoriais recomendadas pelo COPE, pelo DOAJ, e pelas diretrizes básicas para a integridade na atividade cinetífica do CNPQ.

Conduzir e tomar providências junto às instâncias deliberativas nos casos de má conduta ética.

Editores Adjuntos: equipe de editores que auxilia o editor geral no processo de revisão de admissão (desk review), associados às linhas editoriais do periódico, que coordenam a avaliação da submissão pelos revisores, com especial atenção ao conteúdo e cumprimento dos prazos de emissão de pareceres, zelando para que estes analisem a originalidade do trabalho, a solidez do embasamento da pesquisa; e, no caso de artigos empíricos, o rigor das condições em que ela foi realizada. Verificam se os pareceres dos revisores contém sugestões que possam melhorar o trabalho e um posicionamento claro e fundamentado, acerca da sua publicação ou não. Também exercem a função de mediar a relação entre revisores e autores, verificando a pertinência das alterações solicitadas por aqueles e, quando cabível, aceitando a argumentação dos últimos para não acatá-la (ANPAD, 2010).

 Avaliadores ad hoc: exercem trabalho fundamental para a qualidade do periódico, uma vez que avaliam (processo de revisão duplamente cego) os manuscritos que passaram pela revisão de admissão (desk review) por meio de pareceres bem elaborados (objetivos e claros) e construtivos, dentro dos prazos acordados. O principal objetivo da avaliação pelos revisores é aperfeiçoar o manuscrito, e não simplesmente a recomendação de publicá-lo, ou não (ANPAD, 2010).  Cumpre aos revisores a garantia da credibilidade científica do manuscrito avaliado, julgando com base nos critérios de rigor e relevância.

Assistente Técnico do Periódico: auxilia o editor-geral se responsabilizando pelos problemas técnicos da revista e coordenando equipe de trabalho, preferencialmente com habilidades em informática, dedicado à questões de leiaute e edição de textos, atuando em todos as etapas do processo editorial, podendo acumular funções de editor adjunto (OJS, 2018).

Direitos e Permissões

Os estudos publicados pela Prosppectus são de total e exclusiva responsabilidade dos autores que, antecipadamente, cedem seus direitos autorais ao Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estes, por sua vez, permitem a publicação parcial ou total de seus textos, desde citada a fonte.