Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • 2. Ao menos um dos proponentes é pelo menos estudante de mestrado com vínculo ativo junto a um programa de pós-graduação;
    A comprovação ocorrerá através do envio da declaração de vínculo com a instituição;
  • 3. Cada proposta poderá apresentar até três proponentes;
  • 4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para publicação na página “Sobre a Revista”;
  • 5. Os arquivos devem ser encaminhados sem identificação;
  • 6. O texto contém um resumo em português, inglês e espanhol com título, contendo, cada um, no máximo, 200 palavras e três a cinco palavras-chave.
  • 7. Plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial (A nossa política anti plágio consiste em buscas de trechos no Google e uso de programas como o Farejador de Plágios 10.1 e Copyspider.)
  • 8. Extensão dos materiais:
    a - Artigos: Entre 3000 e 6000 palavras (entre 8 e 16 laudas);
    b - Ensaios: Entre 2000 e 3000 palavras (entre 5 e 8 laudas);
    c - Resenha: No máximo 2000 palavras;
    d - Entrevistas: No máximo, 4000 palavras;
  • * Títulos, resumos, palavras-chave, referências, apêndices e anexos não contabilizam no total de palavras (títulos das seções do texto DEVEM ser contabilizados);
  • 9. As resenhas devem ser de livros recentes. São considerados como “recentes” livros com até cinco anos de sua publicação;

Diretrizes para Autores

Do Formato, formatação do texto e diagramação do trabalho

 

  1. O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word (.doc, .docx);
  2. Espaçamento entre linhas: 1,5;
  3. Fonte dos Títulos e alinhamento: Garamond em Negrito, alinhado à direita;
  4. Estilo do título: Título 1;
  5. Tamanho da fonte título: 14;
  6. Fonte do título dos subtópicos (resumo, introdução e demais): 13 em Negrito, alinhado à esquerda;
  7. Fonte do texto: Garamond;
  8. Tamanho da fonte:13;
  9. Fonte citação direta longa: 11 com espaçamento simples (1,0), com recuo de 4,0 à direita;
  10. Hifenização automática;
  11. Margens da página: superior e esquerda, 3; inferior e direita, 2
  12. Notas de rodapé: Fonte Garamond, 11; alinhados à esquerda; 
  13. URLs deverão apresentar hiperlink com a página em que foi extraída e prontos para clicar;
  14. Palavras estrangeiras deverão ser formatadas em itálico;
  15. Tabelas, quadros e imagens deverão estar alinhados ao centro;
    1. Para adicionar o título e a fonte considere utilizar a ferramenta “Inserir legenda”. Para o título “legenda acima”, para fonte “legenda abaixo”;
    1. Título e fonte deverão estar em formato simples e centralizado.
  16. Anexo, Apêndice e Agradecimento deverá aparecer nesta ordem após as referências.

Como as citações diretas e indiretas devem ser utilizadas;

 

As citações deverão seguir o sistema autor-data presente nas diretrizes da ABNT NBR 10520:2002. Alguns exemplos ilustrativos:

 

  1. Citação indireta
    • A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

 

        2. Citação direta curta (aspas duplas)

  • "Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]" (DERRIDA, 1967, p. 293).
  • Segundo Sá (1995, p. 27): "[...] por meio da mesma arte de ‘conversação' que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]".
  1.  

 

       3. Citação direta longa (destaque do texto, tamanho 12p, espaçamento simples, ausências de aspas e recuo de 4cm).

  •  

    A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181)

Como o referencial deverá aparecer?

 

As referências seguirão o padrão base da ABNT NBR 6023:2018. O referencial deverá ser separado por cada um dos referenciais utilizados e classificado em ordem alfabética com espaço simples e alinhado à esquerda, com fonte Garamond 13; Deve-se utilizar o negrito para destacar nomes de livros, revistas, portais, ementas de leis, etc. Além disso, é recomendado evitar abreviar os nomes das autorias dos trabalhos, a fim de tornar mais evidente os trabalhos feitos por mulheres. Alguns exemplos ilustrativos:

  • Livros, capítulos de livro e artigos deverão ser apresentados em uma mesma sessão;                         Livros (Título do livro deve apresentar destaque em Negrito):

 FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

 

  • Capítulo de livro (Título do livro deve apresentar destaque em Negrito)

DUARTE, Geni Rosa. A arte na (da) Periferia: Sobre... Vivências. In.: ANDRADE, Eliane Nunes (Org). RAP e educação, RAP é educação. São Paulo, 1999. p. 12-22.

 

  • Artigos de periódicos científicos (deverá apresentar destaque em negrito no título da revista, link para acessar e acesso da consulta)

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. In.: Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro de 2001, p. 197-223. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf>. Acesso em: 31.05.2023.

  • Legislação

BRASIL. Lei de Introdução às Normas do Direito brasileiro, instituída em 4 de setembro de 1942. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del4657.htm>. Acesso em: 11.04.2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA  SAÚDE. Portaria Nº 2.803, de 19 de novembro de 2013. Redefine e amplia o Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, Distrito Federal, 2013. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2803_19_11_2013.html>. Acesso em 19 mar. 2023.

  • Site, no´tícias e outros

Matéria sem autoria:

  1. TSUNAMI no Japão. O Povo online, Fortaleza, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://www.jornalopovo.com.br>. Acesso em: 11.05.2011.

Matéria com autoria:

BRÁS, Janaína. Fraternidade: campanha discute proteção à natureza. O Povo online, 11 mar. 2011. Disponível em: <http://www.jornalopovo.com.br>. Acesso em: 11.05.2023.

  • Documentários

Sulanca: A revolução econômica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe. Direção de Katia Mesel. Aprecie produções cinematográficas, 1986. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=hj21VWXTfWY&t=5s>. Acesso em 17.04.2023.

  • Músicas

MONTEIRO, B.; ÁRAUJO, P. N. Memória de Retalho. In MONTEIRO, B.; ÁRAUJO, P. N FERREIRA, J. (org.) Pisa Rio, 2023. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=IT1OxvB08E0&list=RDMMIT1OxvB08E0&start_radio=1>. Acesso em 17.04.2023. (Gravação independente).

Do processo de publicação

  • Deskreview (prazo de 10 a 15 dias após término das chamadas):
  • Pré-avaliação da equipe editorial. O texto deverá apresentar todos os requisitos apresentados nas diretrizes da revista. O não cumprimento acarreta devolutiva e solicitação de adequação;
  • Nesta etapa será verificada a ocorrência de plágio ou autoplágio, por meio da busca de trechos do trabalho no Google e da utilização de programas como Farejador de Plágios 10.1 e Copyspider. 

Avaliação às cegas (prazo de resposta entre 40 e 80 dias):

  • Avaliação dos pares: uma cópia sem identificação do autor será enviada a pelo menos dois pareceristas ad hoc, que geralmente são docentes e/ou pesquisadores/as atuantes na área temática do trabalho a ser enviado e que não compõem a equipe editorial da revista. A avaliação considerará aspectos formais, relacionados à clareza, objetividade e adequação às regras da revista, e de conteúdo, ligados à consistência argumentativa e às contribuições empíricas, teóricas e metodológicas.

 

Resultado do processo de avaliação e devolutiva:

  • O texto poderá ser aceito, aceito com ressalvas, ou rejeitado. Caso o texto seja aceito com ressalvas, ele será reencaminhado ao autor ou autora para a realização das devidas alterações. Caso o texto seja rejeitado, a revista encaminhará um comunicado no qual estarão presentes as justificativas para a decisão. Em todos os casos, o resultado da avaliação será comunicado aos proponentes. 
  • Após a avaliação, os trabalhos aceitos para publicação deverão conter (em nota) as seguintes informações sobre as autorias: formação acadêmica, instituição a qual está vinculado/a e endereço eletrônico (e-mail). 

Dos critérios de seleção das propostas e da organização das edições

  • Adequação à temática da edição;
  • Apresentará o número de contribuições:

a - Dossiê: no máximo, 8 contribuições;

b - Entrevistas: 1 contribuição;

c - Resenhas: 3 contribuições;

d - Ensaios: 2 contribuições.

Das responsabilidades dos/as organizadores/as 

  • Verificar se cada contribuição é original e inédita;
  • Cumprir o prazo para entrega do material do dossiê estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta de Dossiê
  • Elaboração do texto de apresentação ao dossiê, o qual deverá apresentar as contribuições selecionadas para compor o volume;
  • Os prazos estipulados aos/às organizadores/as para o cumprimento das diversas fases dos processos de avaliação das submissões serão cobrados pela Comissão Editorial e, em caso de descumprimento injustificado, o dossiê poderá ser cancelado;

Edição e publicação

  • Os dossiês serão publicados nos números da Revista Abordagens em ordem estabelecida pela Comissão Editorial. As edições serão publicadas em versão digital e divulgadas no site, nas redes sociais e nas redes de contatos da Revista;
  • A Comissão Editorial da revista Abordagens têm autonomia e discricionariedade para a seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico e perfis nas redes sociais.
  • A carta de aceite da proposta será informada aos/às organizadores/as no prazo máximo de 30 dias após a submissão;

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Artigos

Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), contendo entre 10 e 15 páginas. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 250 palavras e mais quatro palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, além de uma versão em inglês do resumo (Abstract) e das quatro palavras-chave (Keywords), nos mesmos padrões, e a versão em inglês do título do artigo. As notas de rodapé deverão ser de caráter explicativo, fonte 10 cm, espaço simples, sem adentramento de parágrafo e dispostas no final do texto; Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.

Dossiês

  1. Termos gerais
  • As propostas serão avaliadas pela Comissão Editorial da revista;
  • O número de dossiês aprovados, bem como a ordem de publicação, será determinado pela Comissão Editorial da revista;
  • A carta de aceite da proposta será informada aos/às organizadores/as no prazo máximo de 30 dias após a submissão;
  • Em caso de desistência por parte dos/das organizadores/as do Dossiê, esta deve ser comunicada à Comissão Editorial, até, no máximo, 15 dias após o recebimento da carta de Aceite; 

2. Critérios para a participação como proponente de dossiê 

  • Os dossiês podem ser propostos por até três (3) proponentes, um dos quais deve possuir o título de Doutor. O segundo e o terceiro proponentes poderão estar cursando o mestrado ou o doutorado no momento da submissão da proposta. Todos devem estar vinculados a alguma instituição de ensino superior nacional ou estrangeira, com atuação nas áreas de conhecimento da Sociologia ou áreas afins;

  3.      Estrutura e forma das propostas submetidas

  • As propostas de dossiês devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de, no mínimo, duas (2) e, no máximo, quatro (4) páginas, sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates nas áreas de conhecimento da Sociologia ou áreas afins; 
  • As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx (fonte Times New Roman, letra 12, espaçamento 1,5) através do e-mail revistaabordagens@gmail.com 
  • As propostas devem conter:

- nome, titulação e vínculo institucional dos proponentes;

- título;

-resumo com até 150 palavras;

- justificativa que contemple a atualidade, a relevância e a originalidade do tema;

- eixos temáticos contemplados;

- indicação de potenciais nomes de autores/as nacionais e estrangeiro/as que poderiam submeter os artigos para o volume.

  • Os/As proponentes deverão enviar também um arquivo adicional com o Currículo Lattes/CNPq atualizado do/as proponentes;

4. Dos critérios de seleção das propostas e da divulgação dos resultados

  • Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:
  • Adequação aos critérios de estrutura e forma, estabelecidos no item 3 deste edital;
  • Em relação aos proponentes: será levada em conta a titulação, o histórico acadêmico (histórico de publicações, participação em grupos de pesquisas e afins), a relação proposta/formação e a experiência em outras publicações científicas;

 A Comissão Editorial da revista Abordagens tem autonomia e discricionariedade para a seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico e perfis nas redes sociais.  

5. Da seleção de artigos que irão compor os dossiês contemplados 

  • A chamada pública para artigos referentes às temáticas será feita pela Revista, por meio do site oficial, e-mail e redes sociais;
  • Os artigos selecionados para publicação deverão ser inéditos;
  • Os artigos serão recebidos pelo portal da revista e encaminhados aos/às organizadores/as;
  • A primeira fase de avaliação (“triagem”) acerca da pertinência do conteúdo do artigo para compor o dossiê é de responsabilidade do/as organizadores/as e deverá ser finalizada em até 15 (quinze) dias depois do encerramento das submissões;
  • O/As organizadores/as deverão enviar um parecer de triagem aos autores/as dos artigos não selecionados para avaliação pelos pares dentro de até 15 dias depois do encerramento das submissões;
  • Na segunda fase de avaliação, os artigos selecionados serão encaminhados pelo/as organizadores/as do dossiê para avaliação de pareceristas externos. A análise do artigo seguirá o anonimato e avaliação cega por pares, tendo os mesmos trâmites dos artigos em fluxo contínuo;
  • Os artigos que compuserem o dossiê deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores/as da Revista;
  • Os dossiês poderão ter, no máximo, 8 contribuições, incluída a apresentação do/as organizadores/as. Os artigos que não forem aprovados pelo/as organizadores/as para compor o dossiê serão arquivados.;

6. Das responsabilidades dos/as organizadores/as 

  • Verificar se cada contribuição é original e inédita;
  • Cumprir o prazo para entrega do material do dossiê estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta de Dossiê;
  • O/As organizadores/as ficarão responsáveis pelo texto de apresentação ao dossiê, que deverá ter caráter acadêmico e ser elucidativo dos temas propostos, além de apresentar as contribuições selecionadas para compor o volume;
  • Os prazos estipulados aos/às organizadores/as para o cumprimento das diversas fases dos processos de avaliação das submissões serão cobrados pela Comissão Editorial e, em caso de descumprimento injustificado, o dossiê poderá ser cancelado;

7. Edição e publicação

  • Os dossiês serão publicados nos números da Revista Abordagens em ordem estabelecida pela Comissão Editorial. As edições serão publicadas em versão digital e divulgadas no site, nas redes sociais e nas redes de contatos da Revista;

A Comissão Editorial.

Ensaios

Este espaço se dedica a publicar produções que assumam uma forma livre, flexível e assistemática. Neste tipo de produção, o autor tem maior liberdade na defesa de determinada posição sem precisar necessariamente apoiar-se em dados empíricos ou documentação bibliográfica. Os textos enviados devem ser inéditos (não publicados em outros periódicos), ter no máximo 2 autores, ter entre 5 e 8 páginas, incluindo titulo em inglês e português

Entrevistas

Esta seção é reservada a publicar entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate sociológico. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. As entrevistas devem ter, no máximo, 10 páginas, com título em inglês e português.

Traduções

A revista aceita traduções de artigos, ensaios e entrevistas relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As colaborações enviadas devem apresentar título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). Devem ainda ser acompanhadas de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação

Resenhas

Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, filmes e documentários. Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até 3 anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para 5 anos. Devem ter entre 4 e 10 páginas páginas e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado. Devem conter título em inglês e português.

Resumos de Teses e Dissertações

Esta seção é reservada aos resumos das teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós Graduação em Sociologia nos últimos 2 anos. Serão aceitos resumos expandidos de até 3 páginas, com título, palavras-chave e a referência completa do trabalho apresentado (tipo de documento - se é dissertação ou tese, grau - mestrado ou doutorado, instituição, local e ano da defesa).

Novas Abordagens

Este espaço é dedicado a trabalhos de convidados pela Revista Abordagens a tratar dos seus temas atuais de pesquisa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.