Habitus e processos sociais: revisando as teorias de Pierre Bourdieu e Norbert Elias
Resumo
O presente artigo tem como objetivo propor um diálogo possível entre a teoria figuracional de Norbert Elias e a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu. Muito mais do que apontar elementos em comum entre tais teorias, o que intentamos aqui é deixar claro o possível diálogo entre elas, assim como as contribuições teóricas e metodológicas que nascem desse encontro após seus respectivos estabelecimentos.
Downloads
Referências
Referências
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Zouk & Edusp, 2003.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ed, 1992.
ELIAS, Nobert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder em uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
ELIAS, Norbert. Escritos & ensaios. Vol. 1: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1970.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
ELIAS, Norbert. Os Alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997.
PEREIRA, Elaine Aparecida. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. In: Revista Linhas, p. 337 -356, 2015. Disponível em < http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1984723816322015337/pdf_97>
SETTON, Maria da Graça. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. In: Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 60-70, agosto de 2002. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05>