Habitus e processos sociais: revisando as teorias de Pierre Bourdieu e Norbert Elias

Autores

  • Ícaro Yure Freire de Andrade Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFPB

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor um diálogo possível entre a teoria figuracional de Norbert Elias e a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu. Muito mais do que apontar elementos em comum entre tais teorias, o que intentamos aqui é deixar claro o possível diálogo entre elas, assim como as contribuições teóricas e metodológicas que nascem desse encontro após seus respectivos estabelecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Yure Freire de Andrade, Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFPB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como áreas de interesse: Teoria Social, Sociologia do Cinema, Sociologia da Moral e Sociologia da Cultura. Membro do GRESP/UFPB (Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia Política) atuando na linha Emancipação,Utopia e Novas Virtudes.

Referências

Referências

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Cia. Das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 2008.

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Zouk & Edusp, 2003.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves Ed, 1992.

ELIAS, Nobert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder em uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

ELIAS, Norbert. Escritos & ensaios. Vol. 1: Estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 1970.

ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

ELIAS, Norbert. Os Alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1997.

PEREIRA, Elaine Aparecida. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. In: Revista Linhas, p. 337 -356, 2015. Disponível em < http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1984723816322015337/pdf_97>

SETTON, Maria da Graça. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. In: Revista Brasileira de Educação, n. 20, p. 60-70, agosto de 2002. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n20/n20a05>

Downloads

Publicado

14.08.2019