Práticas Educativas e Socioambientais em uma comunidade atingida por barragem

Autores

  • Givanilton de Araújo Barbosa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

Para o presente estudo, foi retomada uma discussão epistemológica seguida pelos dados empíricos tendo o foco na relação entre ambiente e sociedade. Trata de práticas educativas socioambientais que foram desenvolvidas em uma escola de comunidade rural atingida por barragem. Em suma, teve como objetivos perceber as mudanças socioambientais locais, refletir o ambiente escolar enquanto convívio comunitário e assinalar os modos de vida em reassentamento. É um estudo qualitativo dessas práticas, já no campo empírico, as análises foram guiadas por meio das oficinas em sala de aula, mediadas por narrativas orais pelos discentes acerca dos modos de vida de suas famílias com o novo lugar. Conclui-se que, foi iniciada a construção de uma percepção analítica no ambiente escolar sobre a comunidade reassentada e sua questão ambiental se revelando enriquecedora para os estudos socioambientais.

 

Palavras – chave: Educação socioambiental.  Atingidos por barragem.  Escola rural. Questão ambiental

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Publicado

16.07.2020

Edição

Seção

Dossiê Ambiente e Sociedade