ANÁLISE POSTURAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Thiago Benigno da Costa
  • Juliana Brito Giantorno
  • Frank Shiguemitsu Suzuki
  • Dalton Lustosa de Oliveira

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi investigar as alterações posturais em escolares do ensino fundamental II. Material e Métodos: Para realizar as avaliações posturais foi utilizado um simetrógrafo da marca Cardiomed WCS, feito em cristal flexível do tipo banner, medindo 180x70 cm. Com o intuito de facilitar a avaliação foi utilizada uma tábua (prancha de postura) medindo 40x40cm, na qual estão desenhadas impressões plantares. Para a anotação dos resultados, foi utilizada a ficha de avaliação do IAP-Instrumento de Avaliação Postural, que sofreu algumas adaptações pertinentes a este estudo. Resultados: Dos 60 alunos avaliados, 52 (87%) apresentaram algum tipo de desvio postural e 8 (13%) nenhum desvio aparente. Conforme o gráfico 1 (total de alterações). Conforme o gráfico 2 (tipos de alterações), das manifestações posturais analisadas, a hiperlordose lombar foi o desvio postural de maior incidência 40 (35%), seguido por ombros protusos 30 (26%), hipercifose torácica 21 (18%), escoliose 15 (13%) e escápula abduzida 9 (8%). Conclusão: Os resultados apontam que um grande número de escolares apresentou algum tipo de desvio postural. Concordamos com diversos autores sobre o ponto de vista que para evitar o aparecimento dessas enfermidades precisamos interferir e modificar os comportamentos inadequados, antes que eles se instalem e tornem-se hábitos. DESCRITORES: Coluna Vertebral. Escoliose. Cifose. Lordose.

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Costa, T. B. da, Giantorno, J. B., Suzuki, F. S., & Oliveira, D. L. de. (2012). ANÁLISE POSTURAL EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(2), 219–222. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/11638

Edição

Seção

Pesquisa