AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO GERENCIAMENTO HOSPITALAR NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Juraci Dias Albuquerque
  • Maria Bernadete de Sousa Costa
  • Pedro Eugenio López Salazar

Resumo

O presente estudo fundamenta-se na teoria da “gestão da qualidade total”; atualmente os serviços de saúde pautam suas ações na referida teoria, para atender às necessidades e às expectativas de seus usuários. Objetivo: avaliar a qualidade do gerenciamento hospitalar na percepção dos profissionais de saúde. Metodologia: o estudo é de natureza exploratória que envolve 185 profissionais, em exercício no cargo de gerência/supervisão de sete hospitais credenciados pelo SUS, na cidade de Campina Grande-PB. As respostas dos profissionais foram analisadas por meio de um modelo analítico facilitado, e discutidas à luz da literatura pertinente. Resultados: Os dados revelaram que na percepção dos profissionais a qualidade do gerenciamento do serviço de saúde é diretamente afetado pela análise de processo/informação, desenvolvimento da força de trabalho e liderança tecnológica. Conclusão: Os gerentes/supervisores hospitalares não executam avaliação dos serviços, por isso, os gestores hospitalares necessitam implementar a liderança da gerência hospitalar, a cooperação organizacional, o investimento em tecnologia e análise de processo/informação e o desenvolvimento da força de trabalho e da performance da qualidade de serviço. DECRITORES: Serviços de Saúde. Avaliação em Saúde. Gestão de Qualidade Total.

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Albuquerque, J. D., Costa, M. B. de S., & Salazar, P. E. L. (2012). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO GERENCIAMENTO HOSPITALAR NA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(2), 205–212. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/12620

Edição

Seção

Pesquisa