POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODALIDADES EM CONSOLIDAÇÃO

Autores

  • Volmir José Brutscher
  • Juliana Sampaio
  • Ivoneide Lucena Pereira

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é refletir sobre as concepções próprias e fundamentais da Educação à Distância (EAD), enfatizando sua potencia em descentralizar a circulação das informações e ressaltando a autonomia e responsabilidade dos educandos na gestão do estudo e da pesquisa. Material e métodos: A metodologia utilizada é de natureza crítica e realiza uma reflexão, com base em leituras e vivências com processos formativos de trabalhadores e gestores do SUS na Paraíba, sobre o processo de aprendizagem a partir da EAD. Resultados: Apresenta como resultado algumas potencialidades de diferentes modalidades em consolidação e; aponta que a EAD é uma opção presente no sistema educacional, sendo inclusive fortalecida quando há possibilidade de encontros presenciais entre os educandos e educadores. Conclusão: Conclui-se que, por estar cada vez mais apoiada nas tecnologias da informação e comunicação, a EAD demanda educadores habilitados em novas metodologias educacionais, que possam fomentar a construção de comunidades de aprendizagem. Assim, a EAD vem se constituindo como uma importante ferramenta pedagógica para processos formativos para o SUS. DESCRITORES: Educação a Distância. Sistema Único de Saúde. Gestão em Saúde.

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Publicado

2012-10-05

Como Citar

Brutscher, V. J., Sampaio, J., & Pereira, I. L. (2012). POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: MODALIDADES EM CONSOLIDAÇÃO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(3), 475–480. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/12685

Edição

Seção

Ensino