CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE DO NESC/UFPB

Autores

  • Volmir José Brutscher
  • Rossana Maria Souto Maior Serrano

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é demonstrar, através da experiência, um processo de ensino e de aprendizagem problematizador que possa contribuir para a transformação da realidade dos trabalhadores da gestão e, consequentemente, da rede de ações e serviços de saúde. Metodologia: A metodologia utilizada é de natureza crítica e relata uma vivência de formação, em nível de pós-graduação lato sensu, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFPB), para profissionais gestores da rede pública de saúde municipal e estadual da Paraíba, que se desenvolveu a partir da realidade de cada educando e, através de movimentos de escuta, estudo e debate, buscou a ressignificação das práticas e/ou incorporação de novas práticas ao cotidiano do trabalho na rede. Resultados: Os resultados apontam para o trabalho cotidiano de gestão como meio fundamental de aprendizagem, na medida em que possibilita o confronto entre prática e teoria, contribuindo para que os gestores se compreendam como sujeitos dentro de um processo pedagógico, político, ideológico e técnico de disputa de projetos que afetam a todos individual e coletivamente. Conclusão: Conclui-se que a formação dialógica para aprendizagem coletiva, a partir da realidade dos gestores, impacta o processo de trabalho no SUS. DESCRITORES: Gestão em Saúde. Educação. Política.

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Publicado

2012-10-05

Como Citar

Brutscher, V. J., & Serrano, R. M. S. M. (2012). CONCEPÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE DO NESC/UFPB. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(3), 481–490. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/12721

Edição

Seção

Ensino