FOMENTO À FARMÁCIA VIVA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POPULAR, NUMA ZONA RURAL-PB
Resumo
Objetivo: Socializar uma experiência de educação popular em saúde, em áreas de reforma agrária na Várzea da Paraíba, que potencializou o resgate e o uso de plantas medicinais nas comunidades envolvidas. Relato de experiência: Realizou-se um curso de formação de Agentes Populares de Saúde que pretendia resgatar o conhecimento popular acerca do uso das plantas medicinais, socializá-lo num grupo de cuidadores comunitários e fomentar o desenvolvimento de farmácias vivas comunitárias, em três assentamentos da Paraíba. Este curso foi construído pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com residentes de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre setembro de 2011 e outubro de 2012. Utilizou-se a metodologia da pedagogia da alternância, partindo-se do referencial teórico da Educação Popular. Em oficinas realizadas periodicamente com as educandas, construiu-se coletivamente o conceito de saúde do grupo, gerando o conteúdo programático a partir de um diagnóstico de saúde. Um dos eixos temáticos priorizados pelo grupo foi a recuperação, socialização e fortalecimento do uso popular de Plantas Medicinais. Realizamos oficinas de socialização de saberes e reconhecimento das plantas medicinais, produção de medicamentos fitoterápicos, entre outros. Conclusão: Essas discussões geraram a formação de dois grupos de mulheres pra a produção coletiva de medicamentos fitoterápicos, rumo à consolidação da Farmácia Viva nestes assentamentos. DESCRITORES Plantas Medicinais. Saúde da População Rural. Assentamentos Rurais.Downloads
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Publicado
2015-10-14
Como Citar
SILVA, C. G. da, & MEDRADO, P. P. (2015). FOMENTO À FARMÁCIA VIVA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POPULAR, NUMA ZONA RURAL-PB. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(4), 339–344. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/14117
Edição
Seção
Relato (Submissões Suspensas)