USO DA METANÁLISE EM ARTIGOS PUBLICADOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Eliane Celina GUADAGNIN Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandro Thies RETAMOSO Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliano Boufleur FARINHA Universidade Federal de Santa Maria
  • Diego Rodrigo BOTH Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Corrêa MATHEUS Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Objetivos: Os objetivos do presente estudo foram investigar o uso da metanálise em artigos científicos publicados na área de Educação Física, bem como descrever suas principais características. Material e Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados virtuais SciELO e LILACS, utilizando os termos de busca “metanálise”, “meta análise”, “metanalysis” e “meta analysis”. Foram encontrados, inicialmente, 2165 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram para análise, no presente estudo, 7 artigos. As principais características dos artigos participantes do estudo foram organizadas em uma tabela, onde foram colocadas informações relativas aos mesmos, incluindo dados gerais sobre cada publicação (título, autores, ano, universidade e país do autor principal, idioma de publicação, classificação do periódico no Qualis-Área 21, descritores, objetivo do estudo e tipo de estudo) e dados sobre as características metodológicas dos mesmos (busca e seleção de estudos para inclusão, análise de qualidade dos estudos incluídos, extração de dados, resultados e conclusões). Resultados: Observou-se que, de modo geral, os artigos analisados foram publicados recentemente, por autores (autores principais) ligados a universidades brasileiras, sendo que foram apresentados com detalhes os procedimentos metodológicos adotados, o que é de grande importância para a qualidade de um artigo. Constatou-se também, através da estratégia de busca utilizada, que a metanálise vem sendo pouco utilizada na área de Educação Física e que os estudos publicados abordam temas variados e relevantes para a área. Conclusão: Conclui-se que a técnica da metanálise tem sido pouco utilizada na área da Educação Física, mostrando um amplo campo para realização de pesquisas. Verifica-se que os estudos publicados que utilizaram essa técnica são relevantes para a área de Educação Física. DESCRITORES Educação Física e Treinamento. Metanálise. Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

GUADAGNIN, E. C., RETAMOSO, L. T., FARINHA, J. B., BOTH, D. R., & MATHEUS, S. C. (2015). USO DA METANÁLISE EM ARTIGOS PUBLICADOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 131–136. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/15823

Edição

Seção

Pesquisa