AVALIAÇÃO RADIOLÓGICA E ELETROMIOGRÁFICA NA SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL

Autores

  • Liliane Lucena GUIRELI Fisioterapeutas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.
  • Lairton Fabrício Menezes MACIEL Fisioterapeutas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.
  • Júlia Lacet Silva FERREIRA Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.
  • Palloma Rodrigues ANDRADE Professores do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.
  • José Jamacy Almeida FERREIRA Professores do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.

Resumo

Objetivo: este trabalho se propõe a investigar a atividade elétrica dos músculos Vasto medial oblíquo Obliquo (VMO) e Vasto Lateral (VL) e o alinhamento da patela em indivíduos com a SDPF. Material e Métodos: procedeu-se com a avaliação física e eletromiográfica de 20 pacientes portadores e 8 sedentários não portadores da síndrome. Utilizou-se o aparelho de biofeedback eletromiográfico com dois canais, um no músculo VMO e outro no VL. Realizaram-se três contrações isométricas em cada joelho nos ângulos de 120º e 180º, com duração de dez segundos e repouso de trinta segundos. Quanto à medida radiológica, o deslocamento da patela foi mensurado através de exame radiológico pelo Método Bilateral de Merchant. Resultados: Não houve diferença significativa na relação VMO/VL tanto para os sujeitos clinicamente saudáveis quanto para pessoas com a SDPF, nos diferentes ângulos de contração. A análise radiológica revelou valores menores que os valores médios sugeridos na literatura para o Ângulo do Sulco (AS), o Ângulo de Congruência (AC) e o Ângulo de Inclinação Patelar (AIP). Conclusão: Nas condições experimentais realizadas, verificou-se que sujeitos clinicamente normais e com SDPF apresentaram relação VMO/VL similar para contração isométrica nos ângulos de 120° e 180°. A avaliação radiológica realizada para este trabalho apresentou resultados diferentes dos encontrados na literatura. DESCRITORES Síndrome da Dor Patelofemoral. Biofeedback. Eletromiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

GUIRELI, L. L., MACIEL, L. F. M., FERREIRA, J. L. S., ANDRADE, P. R., & FERREIRA, J. J. A. (2013). AVALIAÇÃO RADIOLÓGICA E ELETROMIOGRÁFICA NA SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 65–72. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/16462

Edição

Seção

Pesquisa