EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO A SAÚDE DO TRABALHADOR: INTEGRANDO FORMAÇÃO ACADÊMICA E REDES DE APOIO SOCIAL

Autores

  • Dailton Alencar Lucas de LACERDA Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Íris do Céu Clara COSTA Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Sérgio Ribeiro dos SANTOS Doutor em Sociologia. Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Departamento de Enfermagem Clínica da UFPB.
  • Silvia Nóbrega COSTA Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

Objetivo: Analisar uma atividade de extensão envolvendo saúde do trabalhador e a educação popular e saúde e o significado destas para reorientação da formação em saúde envolvendo o cuidado integral em saúde do trabalhador. Material e Métodos: Os dados foram produzidos por meio de grupos focais realizados com os estudantes e trabalhadores submetidos à análise temática de conteúdo. Resultados: Emergiram da análise: impactos da educação popular na visão da formação, reorientação da formação no cuidado em saúde e apoio social – o olhar dos usuários. Conclusão: Os resultados evidenciam que essa experiência extensionista é importante para construção de um espaço na reorientação da formação. Que a educação popular e a saúde contribui para formar sujeitos mais ajustados ao cuidado integral na saúde do trabalhador. DESCRITORES Saúde do Trabalhador. Educação. Relações Comunidade-Instituição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

LACERDA, D. A. L. de, COSTA, Íris do C. C., SANTOS, S. R. dos, & COSTA, S. N. (2013). EDUCAÇÃO POPULAR NA ATENÇÃO A SAÚDE DO TRABALHADOR: INTEGRANDO FORMAÇÃO ACADÊMICA E REDES DE APOIO SOCIAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 101–108. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/16463