CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSAS DE INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL: ESTUDO PILOTO

Autores

  • Eliane Araújo de OLIVEIRA Professora da Universidade Federal da Paraíba – Departamento de Fisioterapia/ Universidade Federal da Paraíba. Laboratório de Estudos do Envelhecimento Humano/ Núcleo de Pesquisa em Ciências do Movimento Humano/ de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Paraíba/ Campus I, João Pessoa, Paraíba.
  • Ronielison Ribeiro da SILVA Fisioterapeuta, Graduado(a) pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Antonio Geraldo Cidrão de CARVALHO Professor Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisador do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva - LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde - NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Sandra Maria Cordeiro Rocha de CARVALHO Professora da Universidade Federal da Paraíba – Departamento de Fisioterapia/ Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação /UFPB.
  • Lairton Fabrício de Menezes MACIEL Fisioterapeuta, Graduado(a) pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Erika Valeska da Costa ALVES Fisioterapeuta, Graduado(a) pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Sandra Emília Benício BARROS Professora da Universidade Federal da Paraíba – Departamento de Fisioterapia/ Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciências da Motricidade.
  • Maria de Fátima Alcântara BARROS Professora Ph.D. do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, pesquisador do Laboratório de Fisioterapia em Saúde Coletiva - LabFISC do Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Fisioterapia e Saúde - NEPEFIS do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB.

Resumo

Objetivo: Analisar a funcionalidade e grau de independência/dependência na realização das seis atividades de vida diária (vestir-se, banhar-se, alimentar-se, capacidade de transferência, continência e higiene pessoal) de idosas residentes numa Instituição de Longa Permanência. Material e Métodos: Estudo observacional, com medidas pré e pós. A amostra foi composta por 29 idosas (80±10,4 anos), das quais a maioria apresentou o tempo de institucionalização acima de 24 meses. Para coleta das variáveis utilizou-se o Índex de Independência nas Atividades de Vida Diária de Katz. Foi realizada a análise estatística descritiva e após o teste de Wilcoxon para analisar diferenças nas seis atividades básicas da vida diária, antes e depois de três meses (p menor que 0.05) e Correlação de Spearman para as variáveis idade e tempo de institucionalização. Resultados: Analisando-se cada atividade básica da vida diária antes e depois de três meses, observou-se diminuição significativa da funcionalidade (p menor que 0,05) para todas as atividades básicas, exceto para vestir-se. Quando a amostra é categorizada como dependente ou independente, observou-se aumento significativo da dependência (p menor que 0,03). Conclusão: Houve um aumento na dependência das idosas e uma associação positiva entre as variáveis tempo de institucionalização e a idade. DESCRITORES Idoso. Instituição de Longa Permanência. Aptidão Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. de, SILVA, R. R. da, CARVALHO, A. G. C. de, CARVALHO, S. M. C. R. de, MACIEL, L. F. de M., ALVES, E. V. da C., BARROS, S. E. B., & BARROS, M. de F. A. (2013). CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSAS DE INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA, BRASIL: ESTUDO PILOTO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16, 83–88. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/16466

Edição

Seção

Pesquisa