REABILITAÇÃO VESTIBULAR: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTIFICOS PUBLICADOS A PARTIR DE 2003

Autores

  • Morgana Cajueiro de Albuquerque BOUDOUX Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos)
  • Wagner Teobaldo Lopes de ANDRADE Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Introdução: A disfunção vestibular acomete sujeitos de qualquer faixa etária, de forma indistinta, com sintomas como desequilíbrio, sensação rotatória e quedas, que afetam a rotina de vida, os relacionamentos familiares, sociais e profissionais. Sendo a Reabilitação Vestibular (RV) um recurso terapêutico aplicado em pacientes com distúrbios do equilíbrio, percebe-se, nos últimos anos, um direcionamento de esforços de pesquisadores voltado para o aprofundamento de questões referentes a tal procedimento. Objetivo: Realizar uma análise dos artigos científicos acerca da RV publicados entre 2003 e 2012. Material e Métodos: Foi realizada a busca de artigos nas bases de artigos Scielo, Medline e Lilacs, segundo a palavra-chave “reabilitação vestibular”. Foram identificados 2443 trabalhos, dos quais, 68 se enquadraram nos critérios de inclusão. Resultados: Os artigos analisados apresentaram como principais características: foi publicado em 2010 (17,65%), por um profissional médico (52,94%), com pacientes que não possuem patologia específica (45,59%), sem faixa etária definida (58,82%) e sem uso de questionário de handicap de tontura (51,47%). Além disso, o protocolo de RV mais utilizado foi o de Cawthorne e Cooksey (69,56%). Entre os trabalhos produzidos no Brasil, destacam-se os desenvolvidos na Região Sudeste (63,89%) e entre os produzidos no exterior, destacam-se os desenvolvidos nos Estados Unidos (46,88%). Conclusões: Foi possível vislumbrar que a reabilitação vestibular é apresentada sistematicamente como um procedimento eficaz para a melhora das atividades da vida diária e redução do risco de queda. O procedimento é considerado um tratamento simples e adequado para a tontura, sintoma extremamente comum na população. DESCRITORES Tontura. Doenças Vestibulares. Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

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Biografia do Autor

Morgana Cajueiro de Albuquerque BOUDOUX, Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos)

Fonoaudióloga clínica. Especialista em Audiologia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE Cursos).

Wagner Teobaldo Lopes de ANDRADE, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudiólogo. Doutor em Linguística pela UFPB. Professor Adjunto I do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

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Arquivos adicionais

Publicado

2016-03-16

Como Citar

BOUDOUX, M. C. de A., & ANDRADE, W. T. L. de. (2016). REABILITAÇÃO VESTIBULAR: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTIFICOS PUBLICADOS A PARTIR DE 2003. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 327–334. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/17021

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)