RECONFIGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA: PROPOSIÇÕES DE UM PET-SAÚDE EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE
Resumo
Considerações Iniciais: A integração ensino-serviço é a estreita relação entre os serviços de saúde e a academia, a partir do trabalho coletivo e incluindo os gestores e usuários. O Instituto Cândida Vargas (ICV) constitui-se cenário de aprendizagem para diversas Instituições de Ensino (IES) de João Pessoa, tendo o seu Centro de Estudos um papel de destaque nesse contexto. Objetivo: Este trabalho visa apresentar proposições sugeridas pelo PET-Saúde, Eixo Educação Permanente (EP), para uma reconfiguração do Centro de Estudos do ICV. Metodologia: Para tanto, apresenta a experiência desenvolvida no ICV, desde agosto de 2012, em articulação com o PET-Saúde, Eixo Rede Cegonha, com ações de reflexão sobre o processo de trabalho no referido serviço, em oficinas denominadas “Encontro de Trabalhadores”, sobre a temática da humanização, onde se promoveu a problematização da integração ensino-serviço. Resultados: Como resultado das Oficinas, foi sugerida a criação de duas comissões: 1) Educação em Saúde 2) Integração Ensino-Serviço, com o objetivo de fortalecer a estrutura organizacional do Centro de Estudos, bem como implementar ações estratégicas para potencializar os processos formativos da instituição. Estas comissões estão sendo pactuadas com diversos atores e encontram-se em fase de estruturação. Considerações Finais: A mudança nas práticas nos níveis da gestão e da atenção demanda uma reflexão sobre os processos de trabalho e as concepções vigentes neste ambiente. Assim, tem sido possível colocar em debate a construção de novos processos formativos no cotidiano da instituição, orientadas na perspectiva da educação permanente. DESCRITORES Educação. Saúde. Serviço.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-11-05
Como Citar
SAMPAIO, J., GARCIA, S. de O., COSTA, C. R. de L., ARAÚJO, T. A. de, DINIZ, R. S., & SAMPAIO, Ádila R. R. (2014). RECONFIGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA: PROPOSIÇÕES DE UM PET-SAÚDE EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 125–130. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/20943
Edição
Seção
Relato (Submissões Suspensas)