ANÁLISE DE RESÍDUOS DE DICLOFENACO SÓDICO VETERINÁRIO EM LEITE POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO
Resumo
Introdução: O leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo, principalmente por crianças e idosos. Em 2007, a Polícia Federal realizou uma operação que apontou um gigantesco esquema de fraudes em leites comercializados no Brasil, constatou-se ainda que 1/3 do leite consumido no Brasil não passava por fiscalização. Muitas são as adulterações: adição de água, soda cáustica, cloreto de sódio, entre outros. No entanto, ainda há outro problema, o da contaminação por fármacos veterinários. Estes podem estar presentes em altas concentrações no leite caso este tenha sido ordenhado dentro do período de carência da vaca. O leite contaminado pode causar sérios dados à saúde do consumidor ou então causar prejuízos para a produção de seus derivados. Objetivo: Desenvolver uma técnica complementar para detectar a presença de resíduos de medicamentos veterinários em amostras de leites. Material e Métodos: Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico há muitas técnicas de análise multielementar que permitem estudar os componentes químicos de determinadas amostras. O presente trabalho utiliza a técnica de Espectroscopia no Infravermelho Próximo por Transformada de Fourier FT-NIR e a Análise de Componentes Principais PCA para detectar a presença de resíduos do medicamento veterinário em leites. Para isto, simulou-se adulteração do leite com percentuais de (0,1; 0,5 e 10)% de fármaco no leite. Resultados: Crioscopia: 0,539 ºH com 0,18% de água; leite não ácido pelo teste do Alizarol; pH 6,71; Gordura: 3,25%; Proteína: 3,01%; Lactose: 4,55%; Sólidos: 10,80%. Resíduos do fármaco foram observados via derivada primeira de espectros de refletância, e análise de PCA em níveis inferiores a 1%. Conclusão: o sistema FT-NIR pôde detectar os resíduos dos fármacos estudados dentro dos percentuais simulados. DESCRITORES Leite. Fármaco. Diclofenaco. Espectroscopia de Luz Próxima ao Infravermelho.
Publicado
2015-07-01
Como Citar
LUIZ, L. da C., BELL, M. J. V., ROCHA, R. A. da, MENDES, T. de O., & ANJOS, V. de C. dos. (2015). ANÁLISE DE RESÍDUOS DE DICLOFENACO SÓDICO VETERINÁRIO EM LEITE POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(3), 219-224. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/21303
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)