PERFIL DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
Objetivo: Analisar o desempenho motor de crianças com deficiência intelectual, por meio do teste salto monopedal da bateria KTK (Körperkoordination test für Kinder). Material e Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva com característica pré-experimental. Foram analisadas oito crianças dos gêneros masculino e feminino, com faixa etária entre 6 e 13 anos. Os voluntários foram avaliados quanto a força e coordenação motora dos membros inferiores, durante a realização do teste salto monopedal da bateria KTK. Verificou-se assimetria no desempenho entre os hemicorpos por meio do teste t para amostras dependentes. Resultados: Foram excluídos seis voluntários por não executarem o teste da maneira correta. Dessa forma, oito crianças do gênero masculino (9,88 ± 1,89 anos) apresentaram melhores resultados na perna esquerda. No entanto, não houve diferença significativamente estatística ao comparar os valores obtidos pela perna direita e esquerda (p=0,211). De forma geral, os participantes foram classificados com insuficiência coordenativa (≤ 56) para ambas pernas. Conclusão: Conclui-se que crianças com deficiência intelectual apresentam um perfil de coordenação motora abaixo do preconizado para idade. No entanto, alguns sujeitos apresentam melhores resultados. Dessa forma, é necessário a realização de estudos com intervenções longitudinais, com uma amostra maior e com diferentes testes para avaliar tal fenômeno. DESCRITORES Deficiência intelectual. Avaliação de Resultados de Ações Preventivas. Avaliação. Desempenho Psicomotor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-06-28
Como Citar
SILVA, J. J. da, SILVA JÚNIOR, J. R. B. da, PERRIER-MELO, R. J., BRITO-GOMES, J. L., COSTA, M. da C., & COSTA, K. B. (2016). PERFIL DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(2), 123–126. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/21527
Edição
Seção
Pesquisa