MOTIVAÇÃO: FERRAMENTA DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Introdução: A educação em saúde direciona o processo de trabalho na construção de novas práticas profissionais, a partir de diferentes formas de utilização do conhecimento. Dessa forma, entende-se que a prática educativa pode ser considerada como uma importante estratégia no intuito de oportunizar a qualificação do cuidado individual e coletivo, uma vez que ela é percebida como um processo de trocas de saberes e experiências entre os profissionais, os gestores e os usuários dos serviços e instituições de saúde. Objetivo: Conhecer a percepção do enfermeiro acerca da motivação como ferramenta de trabalho na prática da educação em saúde, no âmbito da atenção básica. Material e métodos: Estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com 11 enfermeiros que trabalham em unidades básicas de saúde num município do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados seguindo a Análise Temática. Resultados: Os resultados possibilitam inferir que a educação em saúde é uma atividade realizada com o propósito de fornecer subsídios para o autocuidado, fortalecer a autonomia e a conquista da cidadania do usuário. Conclusão: A motivação é percebida como instrumento de trabalho na prática da educação em saúde, podendo ser uma estratégia para dar maior visibilidade ao trabalho do enfermeiro, fortificá-lo na sua autonomia profissional uma vez que suas funções, legalmente exercidas, envolvem atividades educativas, direcionadas às questões de saúde da população. DESCRITORES Enfermagem. Motivação. Educação em Saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2016-03-16
Como Citar
WEYKAMP, J. M., CECAGNO, D., HERMEL, P. P., TOLFO, F. D., & SIQUEIRA, H. C. H. de. (2016). MOTIVAÇÃO: FERRAMENTA DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(1), 5–10. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/25215
Edição
Seção
Pesquisa