COMPREENSÃO DE IDOSOS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Fidelix Ferreira GOMES JÚNIOR Acadêmico do 10º período de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada Sobral, Ceará, Brasil. Bolsita do CNPQ na modalidade Iniciação Científica.
  • Athus Bastos BRANDÃO Acadêmico do 10º período de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada Sobral, Ceará, Brasil. Bolsita do CNPQ na modalidade Iniciação Científica.
  • Francisco Jairo Medeiros de ALMEIDA Acadêmico do 10º período de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada Sobral, Ceará, Brasil.
  • Janaísa Gomes Dias de OLIVEIRA Fisioterapeuta. Doutora em Gerontologia Biomédica-PUCRS, docente do Curso de Fisioterapia-Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA-CE-BRASIL. Orientadora do projeto CNPQ/PIBIC.

Resumo

Introdução: O crescimento da população idosa ampliou as políticas públicas, projetos e programas objetivando atender a saúde global dessa classe de indivíduos, tendo a atividade física um meio preventivo dos efeitos físicos nocivos causados pelo envelhecimento. Objetivo: analisar como um grupo de idosos praticantes de exercícios físicos compreendem os efeitos proporcionados pela prática física. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal de análise qualitativa em nível exploratório descritivo, onde foi aplicado uma entrevista semiestruturada a qual contemplou tópicos referentes a percepção dos idosos quanto a relevância da prática de atividade física regular na prevenção à saúde. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, propondo as seguintes categorias de análise: Situação de Saúde, Motivação para o Exercício e Percepção do exercício como tratamento. Resultados: Quanto a Situação de Saúde, os idosos identificam os benefícios da atividade física. Em relação à Motivação para o Exercício, os mesmos mostraram-se motivados no que se refere aos efeitos positivos sobre a saúde e a sociabilização. Na percepção do exercício como tratamento, a maioria foi incentivada a praticar exercícios físicos por profissional de saúde ou indivíduos provenientes de seu contexto social. Conclusão: Pode-se constatar que os participantes da pesquisa, compreendem os benefícios de um programa de atividade física sobre sua saúde física e mental. DESCRITORES Saúde do Idoso; Exercício; Qualidade de Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fidelix Ferreira GOMES JÚNIOR, Acadêmico do 10º período de Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada Sobral, Ceará, Brasil. Bolsita do CNPQ na modalidade Iniciação Científica.

Acadêmico de Fisioterapia.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

GOMES JÚNIOR, F. F., BRANDÃO, A. B., ALMEIDA, F. J. M. de, & OLIVEIRA, J. G. D. de. (2016). COMPREENSÃO DE IDOSOS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(3), 193–198. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/25540

Edição

Seção

Pesquisa