Avaliação Fotográfica das Proporções Faciais de Homens e Mulheres com Harmonia Facial
Resumo
RESUMO Objetivo: Investigar se a proporção divina manifesta-se nas proporções faciais das pessoas selecionadas por avaliadores, utilizando, para tal, o critério de beleza facial. Material e Métodos: A amostra inicial foi obtida a partir de 104 pessoas, previamente selecionadas e separadas em grupos M (masculino) e F (feminino), sendo realizados, de cada participante, dois registros fotográficos (A e B). A partir do registro fotográfico A obtiveram-se fotografias (frontal e lateral), que foram submetidas ao exame por um grupo de avaliadores. De posse dos valores atribuídos pelos avaliadores, foram identificados os sujeitos que comporiam a amostra final, assim constituída: subgrupos M1 e F1 (10 pessoas com valor numérico maior) e M2 e F2 (10 pessoas com valor numérico menor), totalizando uma amostra final de 80 fotografias (frontais e laterais) a partir do registro fotográfico B. Prosseguiu-se com a análise facial propriamente dita. Resultado: a) na análise facial Vertical presença de diferença estatística significante para todos os subgrupos e em todas as medidas quando comparados ao medida-padrão; b) na análise facial Transversal foi observado que na proporção CL-CL//NL-NL, nos subgrupos F2, M1 e M2, não houve diferença estatística significante da medida-padrão; c) na análise facial Sagital N-TRG//TRG-CL não apresentou diferença estatística significante quando comparado à medida-padrão apenas nos subgrupos F1 e F2.Conclusão: A proporção divina não está associada à percepção da beleza no contexto desta pesquisa. DESCRITORES Desenvolvimento Maxilofacial. Beleza. Percepção.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-18
Como Citar
BERTOLLO, R., OLIVEIRA, M., SANTOS, S., MORAES, J., & PEREIRA, A. C. (2009). Avaliação Fotográfica das Proporções Faciais de Homens e Mulheres com Harmonia Facial. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 11(1), 9–26. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/3356
Edição
Seção
New Section Title Here