Perfil Psicomotor de Pré-escolares das Redes Pública e Privada de Ensino de João Pessoa - Paraíba - Brasil
Resumo
RESUMO Objetivo: Avaliar a motricidade de crianças em idade pré-escolar, de escolas públicas e privadas, através de testes psicomotores direcionados para cada faixa etária. Material e Métodos: Foi realizado um estudo ex-post-facto, com amostra aleatória de 331 crianças de 2 a 5 anos de ambos os sexos, de dez escolas públicas e privadas de João Pessoa, Paraíba, Brasil, avaliadas através do Exame Psicomotor de Picq e Vayer da Primeira Infância. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Science, sendo aplicado o teste de Qui-quadrado. Resultados: Do total de crianças avaliadas, 41,7% apresentaram alterações na sua motricidade (p>0,05), notando-se maior destaque nas variáveis psicomotoras Organização Perceptiva e Controle Postural. Na rede particular de ensino, 43,7% das crianças avaliadas apresentaram algum tipo de alteração, enquanto que na rede pública este índice foi de 40,8%, não havendo, porém, diferença estatisticamente significante no número de crianças com defasagem motora entre escolas públicas e privadas (p>0,05). Conclusão: Os resultados mostraram que existe um número significante de crianças pré-escolares com alterações motoras nas escolas públicas e privadas avaliadas, porém não há índice significativo quando se comparam estas alterações entre as redes de ensino. DESCRITORES Desempenho psicomotor. Desenvolvimento infantil. Pré-escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-19
Como Citar
LUCENA, N., SOARES, D., RAVAGNI, E., FONSECA, A., & VASCONCELOS, Y. (2009). Perfil Psicomotor de Pré-escolares das Redes Pública e Privada de Ensino de João Pessoa - Paraíba - Brasil. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 11(2), 131–138. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/3371
Edição
Seção
New Section Title Here