Cárie Dentária em Crianças e Adolescentes do Projeto Santo Amaro, Recife – Pernambuco – Brasil
Resumo
RESUMO Objetivo: Investigar a experiência de cárie em crianças e adolescentes pertencentes a um projeto social desenvolvido pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (Projeto Santo Amaro), através dos índices CPO-D e ceo-d, no ano de 2003. Material e Métodos: Os dados foram coletados por 4 examinadoras (cirurgiãs-dentistas) calibradas (Kappa intraexaminador = 1; Kappa interexaminadores = 0,83) e 2 anotadores (estudantes do Curso de Odontologia – FOP/UPE), através de exames clínicos intrabucais, realizados segundo os critérios da OMS (1997). Integraram a amostra 402 crianças, com idade entre 6 e 17 anos. A análise estatística abrangeu a obtenção das freqüências absolutas e percentuais, as medidas de tendência central (média e mediana) e o desvio padrão como medida de dispersão. Resultados: O maior percentual de crianças e adolescentes (53,5%) foi observado nos índices CPO-D e ceo-d igual a zero. A média do CPO-D foi 1,44, com valor mínimo de zero e máximo de 12. O ceo-d médio foi 1,35, com valor mínimo de zero e máximo de 10. Para os dois índices, as medianas encontradas foram o valor zero. O desvio padrão foi de 2,19 para o índice CPO-D, e 1,53 para o ceo-d. Aos 7 anos de idade o ceo-d médio foi 1,88 e aos 12 anos, a média do CPO-D foi de 1,35. Conclusão: A experiência de cárie das crianças examinadas foi baixa, considerando que as médias dos índices CPO-D e ceo-d foram próximas à meta preconizada pela OMS para o ano 2010. DESCRITORES Prevalência. Cárie dentária. Criança. Adolescente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-09
Como Citar
KATZ, C. R. T., MEDEIROS, E. B. D., FEITOSA, S. H., SOUSA, S. A. D., & COLARES, V. (2009). Cárie Dentária em Crianças e Adolescentes do Projeto Santo Amaro, Recife – Pernambuco – Brasil. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 10(1), 29–40. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/3427
Edição
Seção
New Section Title Here