ENSINO DA FARMACOLOGIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS CARDIOVASCULARES E RENAIS

Autores

  • Lucilla Vieira Carneiro
  • Wilma Dias Fontes

Resumo

O presente estudo teve como tema central o ensino da Farmacologia no Curso de Graduação em Enfermagem. Tratou-se de um estudo desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada em João Pessoa – PB, com o objetivo de analisar o ensino da Farmacologia no Curso de Graduação em Enfermagem da UFPB. Para a obtenção dos resultados foram seguidos os princípios éticos inerentes à Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, onde se buscou averiguar o conhecimento dos discentes, que participaram do Estágio Supervisionado II, no contexto da administração de medicamentos cardiovasculares e renais. A coleta de dados foi subsidiada por instrumento do tipo questionário. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados obtidos apontam que o ensino da disciplina de Farmacologia no Curso de Graduação em Enfermagem apresenta-se insuficiente, principalmente, quanto ao ensino sobre as drogas mais utilizadas no cotidiano hospitalar (cardiotônicos, vasodilatadores e diuréticos). Revelam ainda a necessidade de reflexões importantes sobre o processo de ensino haja vista que o enfermeiro é o profissional responsável direto pela administração das drogas que compõem o tratamento clínico dos clientes hospitalizados. Descritores: Ensino, Farmacologia, Enfermagem.

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Publicado

2010-08-24

Como Citar

Carneiro, L. V., & Fontes, W. D. (2010). ENSINO DA FARMACOLOGIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPLICAÇÕES NA ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS CARDIOVASCULARES E RENAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 13(2), 27–34. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/3866

Edição

Seção

Pesquisa