ID 48378 - ASPECTOS ALIMENTARES E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Caracterizar os aspectos alimentares e a qualidade de vida de idosos institucionalizados, identificando as queixas alimentares relacionadas aos aspectos fonoaudiológicos. Materiais e Métodos: Estudo observacional, descritivo, transversal de abordagem quantitativa. Foi aplicado o questionário de qualidade de vida da OMS o World Health Organization Quality of Life – WHOQOL BREF versão reduzida – português, e uma entrevista estruturada referente a aspectos da alimentação, com idosos independentes de uma instituição-dia. Foram efetuadas análises de correlação por meio do teste de correlação de Pearson com as pontuações normalizadas, e os testes de Mann-Whitney e ANOVA univariada. O nível de significância foi 5% com intervalo de confiança 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde – UFPB, sob número 095/15. Resultados: Participaram do estudo 32 idosos, com média de idade 71,84 anos (DP=8,85). As mulheres corresponderam a 90,6% da amostra. O edentulismo parcial ou total esteve presente em 75% dos voluntários. Os valores médios obtidos no questionário de queixas alimentares e no WHOQOL foram, respectivamente, de 33,40 pontos (DP=15,60) e 75,52 pontos (DP=6,54). Não houve diferença estatisticamente significante entre as dimensões apresentadas no WHOQOL (p=0,074). Ao se correlacionar os escores obtidos no WHOQOL com o questionário sobre queixas alimentares, observou-se correlação significativa de grau moderado (r=-0,510; p=0,003). Esses resultados mostram correlação moderada da alimentação com a qualidade de vida. Conclusão: Os idosos voluntários apresentaram qualidade de vida classificada como boa, coincidindo com alimentação saudável. DESCRITORES: Envelhecimento. Qualidade de vida. Alimentação. Fonoaudiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria da Silva, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB.

Danilo Augusto de Holanda Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Cirurgião-Dentista. Mestre em Odontologia Preventiva e Infantil (UFPB). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Flávia Luiza Costa do Rêgo, UFPB

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB

Sílvia Damasceno Benevides, UFPB

Doutora em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (UFBA). Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Ana Karênina de Freitas Jordão do Amaral, UFPB

Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa, Especialista em Gerontologia pela UFPB, Mestre em Anatomia/Patologia pela UFPE, Doutora em Enfermagem pela UFPB. Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Silva, A. M. da, Ferreira, D. A. de H., Rêgo, F. L. C. do, Benevides, S. D., & Amaral, A. K. de F. J. do. (2019). ID 48378 - ASPECTOS ALIMENTARES E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/48378