ID 48417 - RELAÇÃO ENTRE A TONTURA E O HANDICAP PERCEBIDO E AS CARACTERÍSTICAS AUDITIVAS E CLÍNICAS
Resumo
RESUMO Objetivo: Avaliar se o Dizziness Handicap Inventory – versão brasileira (DHI-VB), instrumento que avalia o impacto da tontura no dia-a-dia, e suas sub escalas possuem associação com a intensidade deste sintoma e com fatores auditivos e comportamentais em uma população com tontura. Materiais e Métodos: Foram recrutados 94 sujeitos com tontura, em uma clínica-escola universitária em João Pessoa/PB. Os participantes foram solicitados a preencher um questionário sobre dados demográficos, características auditivas e clínicas da tontura e o DHI-VB para avaliar o nível de handicap autopercebido em função da tontura. Além disso, os sujeitos referiram a intensidade da tontura em uma escala visual analógica. Foram utilizadas estatísticas descritivas para expor os dados demográficos e as medidas de desfecho, medidas de correlação entre o DHI-VB e a intensidade da tontura e medidas de associação entre o DHI-VB e as variáveis auditivas e comportamentais. Resultados: A média do DHI-VB correspondeu a um handicap percebido em grau moderado. O DHI-VB possui correlação com a intensidade referida da tontura. Possui ainda associação com presença ou não de zumbido, quedas e exercícios físicos. Conclusão: O DHI deve ser aplicado como instrumento complementar ou até como instrumento de triagem para que se avalie o impacto da tontura no paciente e para que se possa realizar os encaminhamentos pertinentes. DESCRITORES: Tontura. Pessoas com Deficiência. Comportamento e Mecanismos Comportamentais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-10-28
Como Citar
Titara, L. M. B. de A., Freitas, M. de O., Rosa, M. R. D. da, Andrade, W. T. L. de, Araújo, A. L. de L. e S., Melo, L. P. F. de, & Cavalcanti, H. G. (2019). ID 48417 - RELAÇÃO ENTRE A TONTURA E O HANDICAP PERCEBIDO E AS CARACTERÍSTICAS AUDITIVAS E CLÍNICAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/48417
Edição
Seção
Pesquisa