HIPERTENSÃO E EXERCÍCIO: MITOS E VERDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Aline de Freitas Brito
  • Leonardo dos Santos Oliveira
  • Priscilla Pinto Costa da Silva
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas
  • Iraquitan de Oliveira Caminha

Resumo

Objetivo: analisar a magnitude em que os mitos sobre a hipertensão arterial ainda se perpetuam entre os profissionais de Educação Física. Material e Métodos: Em uma pesquisa descritiva de campo, 45 profissionais responderam a um questionário contendo aspectos socioeconômicos, demográfico, profissionais e as questões relacionadas a cinco mitos da HAS. Resultados: cinco mitos investigados, os sujeitos reportaram acreditar em três deles. Não foram encontradas associações entre a concordância dos mitos e indicadores demográficos, profissionais ou socioeconômicos. Conclusão: mesmo com avanço do conhecimento científico da Educação Física, os mitos relacionados à hipertensão arterial ainda se perpetuam entre os profissionais, sugerindo um maior tempo para o alcance do patamar de Ciência. DESCRITORES Mitologia. Hipertensão. Exercício Físico. Epistemologia. Educação Física.

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Publicado

2011-08-09

Como Citar

Brito, A. de F., Oliveira, L. dos S., Silva, P. P. C. da, Freitas, C. M. S. M. de, & Caminha, I. de O. (2011). HIPERTENSÃO E EXERCÍCIO: MITOS E VERDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 15(2), 177–182. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/9910

Edição

Seção

Pesquisa