CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE PARA A SAÚDE DAS IDOSAS PARTICIPANTES

Autores

  • Rejane Maria Ferreira CAVALCANTE
  • Diego de Sousa DANTAS Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diego Neves ARAÚJO
  • Paulo André Freire MAGALHÃES
  • Maria Tereza de Souza NEVES

Resumo

Objetivo: O envelhecimento acarreta perdas significativas no idoso, sejam elas físicas, psíquicas ou sociais. Neste contexto, os programas de apoio social e ambientes acolhedores ganham destaque por serem elementos promotores de segurança e bem-estar, estimulando e potencializando a autonomia dos idosos. Frente a essa relevância, objetivou-se identificar os benefícios sociais de um grupo de convivência para idosas na visão das participantes. Material e Métodos: Foi realizado um estudo transversal, composto por 20 mulheres, com idade média de 69,1±6,29 anos, participantes do Grupo de Convivência Renascer, interior da Paraíba. Resultados: foi verificada boa capacidade para realização de atividades funcionais que exigem flexibilidade e déficit para atividades que exijam força. Com relação às contribuições na auto-imagem 65% afirmam que após o grupo, passaram a ter mais satisfação em viver e 35% se sentiram mais valorizadas socialmente. Nas relações sociais 57% afirmaram facilidade no convívio e 24% maior expressividade emocional, enquanto que para 19% nada acrescentou. Conclusão: Conclui-se que o Grupo de Convivência Renascer propiciou melhorias na dimensão pessoal ao melhorar as habilidades individuais, tornando as idosas mais autoconfiantes, com maior auto-estima, com melhor capacidade funcional e qualidade de vida; na dimensão social, melhorando e intensificando as relações entre as próprias idosas e as demais relações sociais, além de favorecer as construções coletivas. DESCRITORES Saúde Pública. Assistência Social. Idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Maria Ferreira CAVALCANTE

Assistente Social, graduada pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. Assistente Social do CAPES Boa Vista -RR

Diego de Sousa DANTAS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta. Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Diego Neves ARAÚJO

Fisioterapeuta. Mestrando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Paulo André Freire MAGALHÃES

Fisioterapeuta. Mestrando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Tereza de Souza NEVES

Psicóloga. Mestre e Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

CAVALCANTE, R. M. F., DANTAS, D. de S., ARAÚJO, D. N., MAGALHÃES, P. A. F., & NEVES, M. T. de S. (2016). CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE PARA A SAÚDE DAS IDOSAS PARTICIPANTES. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(1), 11–18. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/15278

Edição

Seção

Pesquisa