CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO VIVENCIADAS NO GRUPO TUTORIAL PET-SAÚDE DA FAMÍLIA E REDES: PERCEPÇÃO DO TUTOR, PRECEPTOR E ESTUDANTES

Autores

  • Tarsila Nery Lima BATISTA
  • Bruna Caldas CARDOSO
  • Natália FONTANA
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes PESSOA
  • Patricia Vasconcelos Leitão MOREIRA

Resumo

Objetivos: Relatar as singulares percepções sobre as contribuições no processo ensino-serviço vivenciadas no grupo PET-Saúde da Família e Redes. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência construído por dois tutores, um preceptor e dois estudantes de um grupo PET-Saúde da Família e Redes referente ao período de desenvolvimento de atividades de Julho de 2012 a Setembro de 2013, em uma perspectiva crítico-reflexiva da interação ensino-serviço. Reflexões: O exercício da tutoria revelou êxitos e desafios dentro da perspectiva interdisciplinar das atividades, com ênfase nas práticas participativas e integradoras e desenvolvimento de trabalhos científicos. O preceptor percebe-se como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, assegurando autonomia ao estudante e potencializando a sua integração e contribuição nos cenários de prática dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Para os estudantes, a experiência colaborou para a oportunidade de protagonizar o processo de implementação do SUS, bem como ter clareza do desafio que é construir um sistema de saúde público, gratuito e de qualidade em nosso País, gerou também um menor distanciamento entre a teoria e as reais necessidades de vida e saúde da população, encaminhando para reflexão de novas e diferentes práticas em saúde. Conclusão: Tal experiência contribuiu tanto no processo de reorientação profissional dos estudantes através da aproximação com o SUS, como no fortalecimento dos vínculos entre os profissionais do serviço, estudantes e a Universidade, valorizando as necessidades sociais, para a melhoria da assistência prestada à população, ressignificando a maneira de fazer saúde. DESCRITORES Recursos Humanos em Saúde. Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

BATISTA, T. N. L., CARDOSO, B. C., FONTANA, N., PESSOA, T. R. R. F., & MOREIRA, P. V. L. (2014). CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO VIVENCIADAS NO GRUPO TUTORIAL PET-SAÚDE DA FAMÍLIA E REDES: PERCEPÇÃO DO TUTOR, PRECEPTOR E ESTUDANTES. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 77–84. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rbcs/article/view/20996

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)