Desempenho de Novilhos Suplementados no Período Seco com Mistura Múltipla a Base de Leucena no Semi-Árido Brasileiro
Resumo
O estudo objetivou avaliar uma mistura múltipla composta de feno de folhas de leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.), raspa de mandioca e uma mistura mineral, como suplemento para novilhos azebuados, no período seco. A mistura foi comparada a duas outras alternativas de suplementação em fase de difusão na região semi-árida: à mistura sal-uréia e à silagem de leucena. Os animais dos três grupos pastejaram, conjuntamente, em piquetes de capim buffel (Cenchrus ciliaris, L.). Ao final dos 84 dias do período experimental, o incremento em peso vivo nos anirnais submetidos à mistura múltipla (22, 1 kg/cab ) correspondeu a mais de quatro vezes o observado nos animais submetidos à mistura sal-uréia (4,6kg/cab), embora, estatisticamente, este valor não tenha diferido (P>0,01) do obtido pelos animais suplementados com silagem de leucena (17 ,7 kg/cab). A mistura múltipla apresentou, também, a maior margem bruta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-12
Como Citar
Guimarães Filho, C., & Soares, J. G. G. (2009). Desempenho de Novilhos Suplementados no Período Seco com Mistura Múltipla a Base de Leucena no Semi-Árido Brasileiro. Revista Científica De Produção Animal, 1(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42615
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).