Produção de Silagem de Milho Híbrido com Diferentes Idades de Corte

Autores

  • Cezar Gonçalves Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Resumo

O trabalho de avaliação da silagem de milho híbrido com diferentes idades de corte foi desenvolvido no município de Maracaju - MS. Os híbridos utilizados foram SOMMA® (simples precoce), BRAS 2020® (duplo precoce) e MAXIMUS® (simples precoce), semeados no espaçamento de 70 cm com densidade de 7 plantas por metro linear. A semeadura ocorreu no mês de novembro e foram realizados cortes em três épocas, aos 70, 90 e 110 dias após a semeadura, totalizando 27 parcelas. O material cortado foi picado e ensilado em silos experimentais de PVC (100 mm), sendo posteriormente analisado o material original e o ensilado. As variáveis analisadas foram altura de plantas (AP), diâmetro de colmo (DC), altura de inserção de espiga (AIE), produção de massa verde (PMV), produção de matéria seca (PMS), teor de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e poder tampão (PT) e pH somente para o material depois de ensilado. Estas características foram afetadas no material ensilado pelas diferentes idades de corte: teor de MS, 24,15; 30,15; 34,81%, teor de PB de 7,78; 6,90 e 6,21% teor de FDN de 25,55; 29,81 e 33,59% e teor de FDA 20,06; 28,03 e 36,32%, respectivamente, se comparado com o material original. Recomenda-se então para idade de corte 90 dias para todos os cultivares, por suas características quantitativas e qualitativas preencherem os pré-requisitos para a confecção e conservação de uma boa silagem.

Palavras-chave: Composição bromatológica, ensilagem, produtividade, Zea mays (L).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Gonçalves Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestrando em Produção Animal no Cerrado-Pantanal, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, na area de produção e conservação de forragem.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Santos, C. G. (2014). Produção de Silagem de Milho Híbrido com Diferentes Idades de Corte. Revista Científica De Produção Animal, 16(1), 32–45. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/42757

Edição

Seção

Artigos