Estratégias no auxílio da redução do uso de antimicrobianos na produção de suínos
Resumo
O uso de antimicrobianos tem importância inquestionável para a proteção da saúde humana e animal. O seu uso racional é imprescindível para a produção de carne de alta qualidade respeitando os anseios da sociedade tanto em oferta de um alimento seguro para as populações como garantindo o bem estar dos animais. O uso racional de antimicrobianos exige que medidas de boas práticas de produção, incluindo aquelas relacionadas à biosseguridade dos plantéis, sejam tomadas antes de retirada dos antimicrobianos melhoradores de crescimento da dieta. Neste artigo, são revisadas alternativas nutricionais e de manejo dos suínos que favorecem a redução do emprego de antimicrobianos na produção de suínos. Para exemplificar, é apresentado e discutido um exemplo real de sistema de produção de suínos em condições brasileiras que não utiliza antimicrobianos nas dietas e água desde 2008.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-13
Como Citar
Lima, G. J. M. M. de. (2019). Estratégias no auxílio da redução do uso de antimicrobianos na produção de suínos. Revista Científica De Produção Animal, 20(1), 31–37. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rcpa/article/view/45851
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).