WENDO: caminho das mulheres. Relações de gênero, representação social e violência: um estudo acerca das práticas de defesa pessoal voltadas para mulheres

Autores

  • Lorena Lúcia Cardoso Monteiro
  • Loreley Gomes García

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v4i1.10543

Resumo

No presente artigo, busco entender sobre a violência de gênero através de discursos e agência envolvidos nas práticas das dinâmicas de cursos de defesa pessoal para mulheres, mais precisamente, o Wendo: uma prática que nasceu no Canadá em resposta á violência sofrida por uma mulher e chega no Brasil através de instrutoras européias, feministas ativistas. Um conjunto de práticas de defesa pessoal contra a violência, envolto no ativismo feminista e voltado unicamente para o sujeito mulher. A observação participante das práticas dos grupos de Wendo da cidade de João Pessoa, associado á um estudo a respeito de representações sociais e do sujeito como produtor, reprodutor e resistente á posições de sujeito múltiplas e nunca fixas, nos ajuda a entender a relação entre os problemas das relações de gênero e a violência que perpassa tais relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-09-2011

Como Citar

MONTEIRO, L. L. C.; GARCÍA, L. . G. . WENDO: caminho das mulheres. Relações de gênero, representação social e violência: um estudo acerca das práticas de defesa pessoal voltadas para mulheres. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. DOI: 10.15687/rec.v4i1.10543. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/10543. Acesso em: 19 abr. 2024.