AS CONTRIBIÇÕES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO NOS ANOS DE 1980 E 1990

Autores

  • Marilia Gabriela Menezes
  • Eliete Santiago

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18980

Resumo

O presente trabalho trata de uma análise das contribuições do pensamento de Paulo Freire para a construção das políticas educacionais na Secretaria de Educação de Pernambuco, nos anos de 1980 e 1990. A pesquisa privilegiou a abordagem de natureza qualitativa e elegeu, como procedimentos de coleta e produção de informação, o estudo documental dos Planos estaduais de educação (PEE) dos períodos 1988-1991 e 1996-1999 e a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais desse sistema educacional. Respaldada no pensamento pedagógico e político de Paulo Freire, a referida Secretaria, durante os períodos investigados, adotou, como princípios norteadores para desenvolver sua gestão, a participação democrática, o exercício da autonomia e a descentralização do poder. A partir do estudo, é possível perceber que a socialização dessas experiências de reinvenção do pensamento freireano pode favorecer melhor compreensão dos sistemas educacionais que reconhecem os princípios nele contidos como fundantes na formulação de políticas. Assim, contribuir na orientação de novos caminhos para a elaboração de políticas comprometidas com ações educativas coerentes com a educação libertadora, que visa à formação humana do sujeito.