REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA NUMA TURMA DE EJA DE UMA ESCOLA DE MACEIÓ

Autores

  • Nadja Naira Aguiar Ribeiro
  • Deiseane Louise Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18981

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir, através da prática pedagógica realizada numa classe de 3ª fase do 1º segmento do ensino fundamental de EJA, sobre as a prática curricular de uma escola da rede pública municipal, localizada na cidade de Maceió. Nesta reflexão, analisamos a concepção de currículo que está implícita nas formas de organização das práticas da escola. Mais ainda, discutimos os principais problemas observados, tais como a infantilização dos educandos e o modo como os conteúdos são abordados. Pelas ações pedagógicas praticadas, pudemos concluir que a escola caminha aquém dos interesses e das necessidades de alunos de EJA, representantes legítimos da classe trabalhadora, que insistem, astuciosamente, em retornar à escola em busca de seus sonhos e desejos.