EDUCAÇÃO DO CAMPO, AVALIAÇÃO E CURRÍCULO: UM OLHAR A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA

Autores

  • Denise Xavier Torres

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18997

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento vinculada ao núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Este trabalho trata da seguinte questão: a relação epistêmica entre Interculturalidade Crítica, Educação do Campo, Avaliação e Currículo. Objetivamos com essa discussão apontar aproximações epistêmicas entre essas áreas. Tomamos como abordagem epistêmica os Estudos Pós-Coloniais, nos debruçando no viés da Interculturalidade Crítica, aqui compreendida como espaço epistêmico de luta contra-hegemônica. Por hora, concluímos que a Educação do Campo tem suas bases fincadas no Pensamento Intercultural Crítico, pois se constituiu a partir de movimentos de luta, na busca pelo direito à diferença cultural e à igualdade desses direitos. No âmbito da educação as proposições da Educação do Campo podem ser refletidas e reguladas a partir da Avaliação Formativa-reguladora, pois esta serve de subsidio para reorganização da Prática Curricular.