EXPERIMENTAL DOCENTE E SUA IMPLICAÇÃO PARA O ENSINO NA EJA FACE AO CONTEÚDO ESCOLAR E AS DIFERENTES CULTURAS DOS JOVENS ADULTOS

Autores

  • Jenaice Israel Ferro

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v7i1.19409

Resumo

Este artigo apresenta o andamento de uma pesquisa que compreende o paradigma qualitativo com a abordagem do estudo de caso do tipo etnográfico que vem sendo realizada no âmbito da modalidade EJA em uma escola da rede pública do interior alagoano, tendo como objeto de estudo: relação do conteúdo escolar e diferentes culturas dos jovens e adultos no processo de ensino na concretização do currículo em sala de aula, a partir da ação do professor pautada em seus saberes experienciais. Os sujeitos são os professores das diferentes disciplinas do 2º Segmento da modalidade e os jovens e adultos matriculados no mesmo segmento. A investigação norteia-se pelo seguinte questionamento: Quais os significados atribuídos pelos professores e alunos acerca do ensino na EJA, face ao conteúdo escolar e as diferentes culturas dos jovens e adultos, que concretiza o currículo em sala de aula amparado nos saberes experienciais docentes? Como técnica de pesquisa, utilizamos a entrevista semi-estruturada, observação não-estruturada, questionário e análise documental. Referendamo-nos basicamente em Forquim (1993), Gómez (1998), Sácristan (2000), Apple (2001), Freire (2000; 2010), Josso (2010), Silva (2011) André (2008) entre outros.