PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB): PEQUENO BALANÇO E ALGUMAS PERSPECTIVAS DE PESQUISA

Autores

  • Lidiane Nayara Nascimento dos Santos Universidade Federal da Paraiba
  • Maria Elizete Guimarães Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v8i3.27277

Resumo

O presente trabalho surge do interesse em investigar as pesquisas realizadas em História da Educação sobre o Movimento de Educação de Base (MEB), tendo como principal foco de análise os trabalhos publicados em eventos e revistas científicas, assim como as teses e dissertações encontradas sobre a temática no banco de dados da CAPES. O MEB foi criado por meio do decreto 50.370/1961, possuindo raízes católicas e governamentalistas, investindo na Educação de Jovens e Adultos com a contribuição de leigos que se mostraram envolvidos com as necessidades sociais dos “menos favorecidos”. Na realização desse estudo, buscamos delinear um olhar para as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas pelos pesquisadores da área, contribuindo para que outros pesquisadores possam investigar as escolas radiofônicas, ainda não estudadas, ou até mesmo abordagens diferentes sobre o MEB. Tendo em vista os aspectos observados, percebe-se a importância em intensificar os trabalhos nesta área, por compreender que ainda foram poucas as escolas pesquisadas, assim como o mapeamento nos indica, para que ao estudarmos os movimentos do início da década de 1960, possamos fazer releituras e encontrar novas possibilidades que venham a contribuir para a educação na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lidiane Nayara Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Paraiba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Narrativas e Sensibilidades em História da Educação (GNSHE).

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Pós Doutora em Política Educativa pela Universidade do Minho/PT. Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Departamento de Fundamentação da Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisas História da Educação Brasileira – GT PB e Narrativas e Sensibilidades em História da Educação. Membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH.

Publicado

14-03-2016

Como Citar

NASCIMENTO DOS SANTOS, L. N.; GUIMARÃES CARVALHO, M. E. PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB): PEQUENO BALANÇO E ALGUMAS PERSPECTIVAS DE PESQUISA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v8i3.27277. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/27277. Acesso em: 25 jun. 2024.