QUAIS AS TENDÊNCIAS QUE AS PESQUISAS SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REVELAM?

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.45925

Resumo

O artigo discute o currículo integrado no âmbito da Educação Profissional no Brasil. Configurando-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica, utilizamos como metodologia o Mapeamento Sistemático para realizar um levantamento dos artigos científicos sobre essa temática publicados entre os anos de 2009 e 2019 e disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a abril de 2019, como parte dos estudos realizados no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFMA Campus São Luís/Monte Castelo, tendo como objetivo identificar para qual direção apontam os estudos sobre currículo integrado no âmbito da Educação Profissional no Brasil. Inicialmente apresentamos um breve aporte teórico sobre a concepção de Currículo Integrado, passando pela análise qualitativa e quantitativa dos dados encontrados no Mapeamento, para chegarmos à conclusão de quais são as tendências que as pesquisas sobre Currículo Integrado no Brasil revelam.

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Biografia do Autor

Luciana de Sousa Alves da Silva, Instituto Federal do Maranhão, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Maranhão e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Alberes de Siqueira Cavalcanti, Instituto Federal do Maranhão, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso e Professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão.

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Publicado

31-07-2021

Como Citar

SILVA, L. de S. A. da; CAVALCANTI, A. de S. QUAIS AS TENDÊNCIAS QUE AS PESQUISAS SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REVELAM?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–13, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.45925. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/45925. Acesso em: 20 abr. 2024.