ESTUDOS SOBRE GÊNERO
algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54577Palavras-chave:
Gênero, Estudos, História, Joan ScottResumo
No texto Gênero: uma categoria útil de análise histórica, a autora traz algumas considerações sobre os estudos de gênero, enfatiza nessa perspectiva, as vertentes teóricas que embasam esses estudos no sentido de explicar o uso desse termo no decorrer dos séculos. Ao longo do texto, a autora vai tecendo discussões teóricas, explicando que o uso do termo gênero foi sendo construindo como forma de designar as relações sociais entre os sexos. Como uma importante teórica nos estudos sobre gênero, Scott considera o termo como uma categoria importante nos estudos sobre as diferenças sociais que foram construídas entre homens e mulheres. Defende nessa perspectiva, a teoria de Foucault sobre poder, no sentido de enfatizar que o termo pode ser compreendido por meio do entendimento sobre as relações de poder como redes dispersas e desiguais dotadas de intencionalidade e subjetividades. Estuda portanto, o gênero como categoria de análise em uma perspectiva histórica.
Downloads
Métricas
Referências
SCOTT, Joan. GÊNERO: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, jul./dez. 1995, 20(2):71-99.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.