DESDOBRAMENTOS FORMATIVOS DA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PARAÍBA A PARTIR DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57416

Palavras-chave:

Formação, Currículo, Educação Infantil, Professores, Potiguara

Resumo

O artigo problematiza a relação entre a construção da Proposta Curricular do Estado da Paraíba - com ênfase na etapa da Educação Infantil - e os efeitos formativos gerados ao longo da construção da referida proposta e também posteriormente. Tem como base a reflexão sobre dois documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017, e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba, homologada em 2018. A Proposta Curricular paraibana foi desenvolvida por meio da instituição de uma equipe de coordenadores e redatores e de estratégias de ampliação de interlocutores, que contribuíram com o processo através de rodas de conversa, seminários e consulta on-line. Verificou-se que a organização da equipe e as decisões tomadas pela mesma quanto aos consensos teóricos e metodológicos, bem como a inclusão de vários interlocutores no decorrer do processo contribuíram para que a construção da proposta também se caracterizasse como um processo formativo, que teve efeitos concretos no diálogo estabelecido entre professores potiguara e a equipe que construiu a proposta da Educação Infantil, no sentido de problematizar: 1) o registro dos campos de experiência; e, 2) a matriz curricular. No primeiro caso, foi provocado um questionamento em relação ao registro das atividades, disponibilizado pelo sistema da Secretaria Estadual de Educação. No segundo caso, o debate vem se dando no âmbito do Conselho Estadual de Educação. A relação entre currículo e formação mostrou-se estreita na experiência apresentada e vem se revelando um caminho profícuo no debate que envolve questões curriculares mais amplas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal De Campina Grande, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora de curso de especialização da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASIL. Lei 12796/13 | Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 2013. Disponível em? https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1034524/lei-12796-13. Acesso em: 15 jan. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Resolução no. 5, de 17 de dezembro de 2009: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 20 dez. 2020.

PARAÍBA. Proposta Curricular do Estado da Paraíba, 2018. Disponível: https://sites.google.com/see.pb.gov.br/probnccpb/proposta-curricular-ei-e-ef. Acesso em: 20 dez. 2020.

LARROSA, Bondia, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Pro-Posições. Campinas. v. 26, n. (77), p. 223-239, 2002.

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e188125, 2018. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100149&lng=en&nrm=iso. access on 26 Jan. 2021. Epub July 19, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698188125.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

24-03-2021

Como Citar

LEAL, F. de L. A. DESDOBRAMENTOS FORMATIVOS DA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PARAÍBA A PARTIR DA BNCC. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–10, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57416. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57416. Acesso em: 18 nov. 2024.