ENTRE O SEMBA E O FUNK
a poética musical como fonte para se pensar o protagonismo negro no currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.57736Palavras-chave:
Protagonismo Negro, Educação Antirracista, CurrículoResumo
Este estudo faz uso do samba-enredo História de ninar gente grande, da Escola de Samba carioca Estação Primeira de Mangueira (2019), e do funk Céu de pipa, composto por MC Marks (2020), como fontes históricas possíveis para pensar o protagonismo negro na história e seu silenciamento no currículo formal escolar. Objetiva perquirir a importância de práticas culturais na constituição dos saberes históricos e em ações educativas que promovam a eficácia social da lei 10.639/2003, cuja exegese se alinha a eliminação de todas as formas de discriminação racial e compromete-se a uma dupla obrigação: eliminar as formas constantes de discriminação e promover a igualdade. Para tanto, faz uso da chave-teórica aberta por Thornton sobre a África e os africanos na formação do mundo atlântico, bem como dos estudos sobre uma educação antirracista e suas correlações com o currículo oficial escolar. Quanto ao aspecto metodológico, privilegia-se uma abordagem qualitativa, predominantemente com aporte procedimental na análise do conteúdo literal e no conceito de cultura histórica, como recursos para uma leitura crítica e holística dos estilos musicais.
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