ENFOQUES CURRICULARES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA

um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61554

Palavras-chave:

TEA, Currículo, Escolarização

Resumo

Desde a inserção dos alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas salas de ensino regular, o seu processo de escolarização passou a ser alvo de intensas discussões, bem como, o currículo pensado para estes alunos. Neste interim, esta pesquisa objetiva compreender como as produções acadêmicas atuais têm discutido a partir do viés curricular, o processo de escolarização de alunos com TEA nas salas regulares do ensino fundamental. Para se alcançar os propósitos desta pesquisa, realizamos um estado do conhecimento em revistas nacionais A 1 e A 2 no campo da educação e no portal de periódicos da Capes. Os resultados apontam que as publicações tem concedido maior ênfase para as práticas pedagógicas dos professores que atuam junto a alunos com TEA e que os processos de escolarização têm sido marcados por currículos pautados em um viés tradicional, com poucas ou quase nenhuma adequação do currículo, evidenciando os vários desafios que ainda permeiam este processo.

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Biografia do Autor

Maria Gesikelle Firmino, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Professora da rede municipal de Ananindeua.

Amélia Maria Araújo Mesquita, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professora da Universidade Federal do Pará.

José Rafael Barbosa Rodrigues, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

FIRMINO, M. G.; MESQUITA, A. M. A.; RODRIGUES, J. R. B. ENFOQUES CURRICULARES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA: um estado do conhecimento . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–22, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61554. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61554. Acesso em: 24 abr. 2024.