A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM PERNAMBUCO - BRASIL (1800 - 1965)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61746

Palavras-chave:

Disciplina escolar, História Natural, Seminário de Olinda

Resumo

O objetivo deste estudo foi elaborar a trajetória da disciplina escolar História Natural/ Biologia no ensino secundário em Pernambuco (Brasil), de 1800 a 1965. A metodologia foi pautada na pesquisa documental e historiográfica. A disciplina História Natural foi instalada pelos professores padres do Seminário de Olinda, no início do século XIX, e apresentava uma visão descritiva e utilitarista. A partir da década de 1850, o acervo do Museu do Ginásio Pernambucano, organizado por professores naturalistas, conferiu a permanência da História Natural como disciplina escolar. Após a Proclamação da República, essa disciplina ficou sob a responsabilidade de professores médicos e consolidada a partir das ideias positivistas de progresso por meio das Ciências Naturais. Na década de 1960, os docentes bacharéis formados nas Faculdades de Filosofia abandonaram a História Natural para ensinar a Biologia escolar modernizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. 

Francimar Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Graduate School Of Educacão - University Of Bristol- Inglaterra e professora da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ABRANTES, Antonio Carlos Souza de; AZEVEDO, Nara. O Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura e a institucionalização da ciência no Brasil, 1946-1966. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 5, n. 2, p. 469-489, mai./ago. 2010.

ABREU, Alzira Alves. Dicionário histórico-biográfico da Primeira República (1889-1930). Rio de Janeiro: FGV, 2015.

ALMEIDA, Argus Vasconcelos de et al. Pressupostos do ensino da Filosofia Natural no Seminário de Olinda (1800-1817). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 2, p. 480-505, 2008.

ALVES, Gilberto Luiz. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados / Editora UFMS, 2001.

ALVES, Gilberto Luiz. Azeredo Coutinho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p. 281-298, jan./jun. 2013.

ARAÚJO, Nilton de Almeida. Estrangeiros na criação da Escola Agrícola da Bahia (1863-1877). In: LOPES, Maria Margaret; HEIZER, Alda (Orgs.). Colecionismos, práticas de campo e representações. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

BARRA, Vilma Marcassa; LORENZ, Karl Michael. Produção de materiais didáticos de Ciências no Brasil, período: 1950 a 1980. Ciência e Cultura, v. 38, n. 12, p. 1970-1983, 1986.

BARROSO FILHO, Geraldo. Memórias escolares do Recife: o Ginásio Pernambucano nos anos de 1950. Recife: Livro Rápido, 2008.

BELLO, Ruy. Subsídios para a história da educação em Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, 1978.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros didáticos de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, v. 30. n. 3, p. 475-491, 2004.

BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro, v. 4. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1898.

BORGES, Regina Maria Rabello. Concepções sobre a natureza das ciências nos centros de ciências em projetos curriculares importados. In: BORGES, Regina Maria Rabello; IMHOFF, Ana Lúcia; BARCELLOS, Guy Barros (Orgs.). Educação e cultura científica e tecnológica: centros e museus de ciências no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

BRAGHINI, Katya Mitsuko Zuquim. As aulas de demonstração científica e o ensino da observação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá-PR, v. 17, n. 2 (45), p. 208-234, abr./jun. 2017.

CÂMARA, F. A Arquidiocese do Rio de Janeiro e seus Bispos. Revista do Instituto do Ceará, n. 123, p. 25-40, 2009.

CÂMARA, F. O Seminário de Olinda e o seu fundador. Revista do Instituto do Ceará, t. C, 278-290, 1986.

CAMESKI, Andrezza Silva. A História dos Modelos Anatômicos de Ginásios Paulistas (1858-1935). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA MATERIAL E PATRIMÔNIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, IV, 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: MAST, 2016.

CASSAB, Mariana. A produção em história das disciplinas escolares pela escrita de pesquisadores brasileiros. Revista Brasileira de História da Educação, v. 10 n. 2 [23], p. 225-251, mai./ago. 2010.

CECINE. Relatório das atividades de 1967. Recife: CECINE, 1968.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/ CEE. Resolução nº 6, de 27 de fevereiro de 1964. Arquivos, 2, dez., 1964.

CHASSOT, Attico. Ensino de Ciências no começo da segunda metade do século da tecnologia. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo de Ciências em debate. Campinas: Papirus, p. 13-44, 2004.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, 177-229, 1990.

COSTA, F. H. M. Felippe Menna Callado. Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, v. XXII, n. 107-110, 1920.

COUTINHO, José Joaquim da Cunha de Azeredo. Estatutos do Seminário Episcopal de N. Senhora da Graça da cidade de Olinda de Pernambuco ordenados por D. José Joaquim da Cunha de Azevedo Coutinho XII Bispo de Pernambuco do Conselho de S. Majestade Fidelíssima, fundador do mesmo seminário. Lisboa: Tipografia da Acad. R. das Ciências, 1798.

DALLABRIDA, Norberto; SOUZA, Rosa Fátima. "O todo-poderoso império do meio": transformações no ensino secundário entre a Reforma Francisco Campos e a primeira LDBEN (à guisa de apresentação). In: DALLABRIDA, Norberto; SOUZA, Rosa Fátima (Orgs). Entre o ginásio de elite e o colégio popular: estudos sobre o ensino secundário no Brasil (1931-1961). Uberlândia: EDUFU, 2014.

FERREIRA, Márcia Serra; SELLES, Sandra Escovedo. Entrelaçamentos históricos das Ciências Biológicas com a disciplina escolar Biologia: investigando a versão azul do ‘BSCS’. Em: PEREIRA, Marsílvio Gonçalves; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues (Orgs.). Ensino de Biologia: fios e desafios na construção de saberes. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, p. 37-61, 2008.

FIOLHAIS, Carlos; SIMÕES, Carlota; MARTINS, Décio. História da Ciência Luso-Brasileira: Coimbra entre Portugal e o Brasil. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.

GASPAR, Lúcia. Conde da Boa Vista (Francisco do Rego Barros). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 2009. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 6 abr. 2017.

GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O ensino secundário no Brasil Império. São Paulo: Edusp, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 7. ed. rev. Campinas/ SP: UNICAMP, 2013.

LEITE, Marjone Socorro Farias de Vasconcelos. Dom Arcoverde: o Cardeal dos Sertões 1870 - 1922. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.

LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1999.

LORENZ, Karl Michael. Ação de instituições estrangeiras e nacionais no desenvolvimento de materiais didáticos de ciências no Brasil: 1960 -1980. Revista Educação em Questão, v. 31, n. 17, p. 7-23, 2008.

LUCHESE, Terciane Ângela. Modos de fazer história da educação: pensando a operação historiográfica em temas regionais. História da Educação, v. 18, n. 43, p. 145-161, 2014.

MADI FILHO, José Maurício Ismael. Animais taxidermizados como materiais de ensino em fins do século XIX e começo do século XX. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade de São Paulo: São Paulo, 2013.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MEC/CFE. Normas para o ensino médio. Documenta, n. 1, mar., 1962.

MELLO, José Antônio Gonsalves de. Manuel Arruda da Câmara: obras reunidas. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1982.

MONTENEGRO, Olívio. Memórias do Ginásio Pernambucano. Recife: ALEPE, 1943.

NOGUEIRA, Severino Leite. O Seminário de Olinda e seu fundador o Bispo Azeredo Coutinho. Recife: FUNDARPE/ Diretoria de Assuntos Culturais, 1985.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000.

OLIVEIRA, Stella Sanches de. Implantação e organização do curso ginasial no sul do Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). 2014. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2014.

PATACA, Ermelinda Moutinho; PINHEIRO, Rachel. Instruções de viagem para a investigação científica do território brasileiro. Revista da Sociedade Brasileira da História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 58-79, jan./jun. 2005.

PERES, Pedro Correa da Araújo. O inspetor geral da Instrução Pública de Pernambuco, João Barbalho Uchoa Cavalcanti, e a educação pública na passagem do Império para a República. In: SILVA, Fabiana Cristina da; SILVA, Maria Betânia e; CRUZ, Shirleide Pereira da silva; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (Orgs.). Sobre histórias da educação em Pernambuco. Curitiba: Appris, 2021.

PINHEIRO, Joaquim Caetano Fernandes. Frei José da Costa Azevedo. Revista do Instituto Geográfico e Ethnografico do Brasil, t. XXXIV, v. 42, pt. 1, p. 293-298, 1871.

PINTO NETO, Ricardo José da Costa. O Ginásio Pernambucano em dois momentos. Recife: Academia Pernambucana de Letras, 1975.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. A investigação da natureza no Brasil colônia. São Paulo: Annablume/ Fapesp, 2000.

ROQUETTE, Diego Amoroso Gonzalez. Modernização e retórica evolucionista no currículo de Biologia: Investigando livros didáticos das décadas de 1960/70. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.

ROSADO, Vingt un; SILVA, Antônio Campos e. Louis Jacques Brunet, naturalista viajante. Natal: CERN, 1973.

SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A Biologia de Candido de Mello Leitão e a História Natural de Waldemiro Alves Potsch: Professores autores e livros didáticos - conhecimento e poder em disputa na constituição da Biologia escolar (1931 - 1951). 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.

SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos; SELLES, Sandra Escovedo. Livros didáticos e a constituição da disciplina escolar biologia: o paradigma disciplinar no compêndio brasileiro de biologia de Cândido de Mello Leitão (1941-1942), Revista da SBEnBio, n. 7, 2014.

SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas; São Paulo: Autores Associados, 2013.

SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva. O uso das fontes na pesquisa historiográfica: questões metodológicas iniciais, Práxis Educacional, v.2, p. 237-246, 2006.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de (Orgs.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, p. 50-62, 2005.

SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Márcia Serra. Saberes docentes e disciplinas escolares na formação de professores em Ciências e Biologia. In: SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra; BARZANO, Marco Antonio Leandro; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz e (Orgs.). Ensino de Biologia: histórias, saberes e práticas formativas. Uberlândia: EDUFU, p. 49-69, 2009.

SILVA, Tiago Rodrigues da. “Um curso moderno de biologia para a escola secundária” (1965-1972): as configurações do currículo do BSCS versão azul no Brasil. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.8, p. 1-16, 2020.

SOUZA JUNIOR, Marcílio; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, v. 1, n. 3, 391-408, 2005.

SPIGUEL, Juliana. A disciplina escolar História Natural na década de 1930 em livros didáticos de Cândido Firmino de Mello-Leitão. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.

TORRES, Mariana Cassab. A emergência da disciplina biologia escolar (1961-1981): renovação e tradição. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

FARIAS, G. B. de .; TEIXEIRA, F. A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM PERNAMBUCO - BRASIL (1800 - 1965). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61746. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61746. Acesso em: 20 abr. 2024.