ENUNCIADOS DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO

a reforma do ensino médio de 2017 em periódicos de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.61836

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, Pesquisa educacional, Análise textual discursiva

Resumo

Este ensaio tem como objetivo compreender os principais enunciados presentes em artigos publicados em periódicos da área da educação, que discutem a reforma do ensino médio de 2017. Para tal, adotou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes (2003). O ciclo de ATD compreende a impregnação com os textos na integra, a categorização e a comunicação dos resultados emergentes da análise. O ensaio está estruturado em duas partes, sendo que, inicialmente apresenta a opção metodológica adotada e a delimitação do corpus da análise. Em seguida, na segunda parte, apresenta os resultados e uma reflexão acerca dos principais enunciados identificados na análise. As conclusões indicam que o campo acadêmico da pesquisa em educação tem apresentado um diagnóstico crítico da reforma do ensino médio, indicando que ela poderá aprofundar ainda mais problemas históricos dessa etapa da educação básica. Além disso, identificou-se que a maior parte das produções analisadas tematizam elementos macro contextuais da reforma como a forma e o conteúdo da lei, a hegemonia política e econômica do momento em que reforma foi editada. De outra parte, constata-se um pequeno número de publicações que investigam o micro contexto e os desdobramentos da reforma no âmbito das escolas e seu entorno.

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Biografia do Autor

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Mestre em Educaçao pela Universidade de Passo Fundo e Doutorando em Educação pela mesma instituição.

 

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Doutor em Educação pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul ePprofessor da Universidade de Passo Fundo.

 

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

CENTENARO, J. B.; FÁVERO, A. A. ENUNCIADOS DE UM DIAGNÓSTICO CRÍTICO: a reforma do ensino médio de 2017 em periódicos de educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–21, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.61836. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61836. Acesso em: 19 abr. 2024.