EDUCAR PARA AS DIVERSIDADES

uma pedagogia das sensibilidades nos currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62135

Palavras-chave:

Diversidades, Sensibilidades, Currículo, BNCC

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir como é possível uma Educação para as diversidades a partir da condição de uma pedagogia das sensibilidades. As análises serão realizadas a partir dos currículos, em especial, das propostas pedagógicas gerais presentes na Base Nacional Comum Curricular para Educação Básica. Além disso, um diálogo com as disciplinas de Educação Etnicorracial servirá como fio condutor da interrelação entre diversidades e sensibilidades como experiência de um currículo sensível e sensibilizado. O artigo assume uma orientação teórica ao pensar a diversidade como prática, que se (trans)forma a partir de noções de vulnerabilidades, sensibilidades, ecologia dos saberes, subalternidade e metodológica ao dialogar com a noção de enunciado discursivo de Michel Foucault. Por fim, considera-se que uma Educação para as diversidades no ensejo das sensibilidades é uma forma de promover a valorização das diferenças e combater as desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Gustavo Pinto de Sousa, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor de História do Instituto Nacional de Educação de Surdo.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

SOUSA, G. P. de. EDUCAR PARA AS DIVERSIDADES: uma pedagogia das sensibilidades nos currículos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62135. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62135. Acesso em: 18 nov. 2024.