CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE EM MULTIPLAS FACETAS

relatos em um contexto pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.62420

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Contexto de pandemia da COVID-19, Currículo

Resumo

Este artigo originou-se de um projeto de pesquisa, submetido à Plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa – CNPq. O objetivo deste trabalho é apresentar e problematizar as experiências e práticas pedagógicas narradas por vinte e sete docentes que atuam na Educação Básica, pública e privada, na cidade de Caxias (MA), durante a Pandemia da Covid-19, período que desenvolveram suas atividades pedagógicas de modo EAD/remoto. Esta tessitura, de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental apresenta três categorias de análise: I - Acompanhamento pedagógico/emocional/psicológico; II - Valorização social e profissional do/a professor/a no contexto pandêmico; III - Aspectos pessoais e profissionais numa perspectiva pós-pandêmica.  As discussões, análises e sínteses, proferidas a partir das narrativas dos/as profissionais entrevistados/as, intercambiadas com um aporte teórico crítico, denotam a não valorização profissional, a invisibilização, responsabilização, heteronomia e intensificação da precarização do trabalho dos/as professores/as no contexto social pandêmico, tendo como plano de fundo,  a imposição de “uma reinvenção do fazer pedagógico”, através de uma racionalidade tecnológica instrumental, que representa uma dada concepção de educação e formação humana.

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Biografia do Autor

Nadja Regina Sousa Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Supervisora Escolar da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora da Universidade Estadual do Maranhão.

Luciana Serra Passos, Secretara Municipal de Educação de Florianópolis, Brasil.

Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia, mestranda em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina e Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

 

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

MAGALHÃES, N. R. S.; NASCIMENTO, F.-L. S. C. do; PASSOS, L. S. . CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE EM MULTIPLAS FACETAS: relatos em um contexto pandêmico . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–17, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.62420. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62420. Acesso em: 26 abr. 2024.