#BNCC:

carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62654

Palavras-chave:

BNCC, E-narrativas, Cartas pedagógicas

Resumo

Hashtag BNCC... Eis o que nos move a escrever uma carta a quem pesquisa sobre as políticas curriculares no Brasil, em meio ao avanço da utilização de plataformas virtuais de interação – chamadas comumente de redes sociais –, sobretudo no contexto da pandemia de COVID-19. Arriscamo-nos num processo dialógico e inventivo de fazer pesquisa COM, criando, apresentando e movimentando questões a partir de postagens publicadas no Twitter, as quais nomeamos de e-narrativas. Tais escolhas se devem ao fato de considerarmos que os tuites têm algo a dizer sobre o acontecido nos espaços onde se faz a educação, por isso podem ser entendidos como narrativas que contêm pistas para estudos curriculares. Também fomos provocados pelos debates gerados no IX Colóquio Internacionais de Políticas e Práticas Curriculares, organizado de forma remota pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, em 2020. Com isso, pretendemos chamar a atenção da comunidade científica para questões sinalizadas nas postagens – que traduzem anúncios e denúncias e inquietações e dúvidas e desejos e... –, bem como para a necessidade de (re)pensarmos as escolhas que temos feito quanto ao diálogo e a comunicação de nossas pesquisas, sobretudo no que se refere às comunidades escolares e aos cursos de formação docente.

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Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e professor da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

DUTRA-PEREIRA, F. K.; TINÔCO, S. #BNCC:: carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–7, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62654. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62654. Acesso em: 18 abr. 2024.

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